Proprietários podem ter acesso ao boleto pelo aplicativo Detran GO ON ou site do órgão, além das unidades Vapt Vupt.
Os proprietários de veículos com placa final 2 devem ficar atentos ao Ipva. Vence, nesta quinta-feira (03/02), a primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos. Já no dia 24 de fevereiro vence a segunda parcela do imposto para veículos com placa final 1.
O goiano tem a opção de pagar o IPVA em três vezes ou total, junto com o licenciamento e eventuais multas. Após o vencimento da terceira parcela ou cota única, além das correções, há a alteração no valor do licenciamento, que passa de R$ 239,22 para R$ 302,39.
Os prazos para quitar o imposto variam de acordo com o número final da placa do veículo. O Detran-GO não envia boleto com as parcelas para a residência do proprietário. Ele deve ser acessado pelo aplicativo Detran GO ON ou site da autarquia, e em unidades de atendimento Vapt Vupt presencial.
Ipva com desconto
O Governo de Goiás manteve para 2022 o desconto de 5 a 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para contribuintes que participam do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG).
O pagamento pode ser feito à vista, sem juros ou parcelado em 3 vezes. Todos os interessados podem participar do programa. Quem ainda não se cadastrou deve acessar o site da Secretaria de Economia (www.economia.go.gov.br/nfgoiana) e, após preencher uma ficha, pedir a inclusão do CPF nas compras realizadas no Estado.
Este ano, o Nota Fiscal Goiana mais que dobrou a quantidade de contribuintes que obtiveram o desconto máximo de 10% no IPVA, com aumento de 136%. Com isso, cerca de 500 mil pessoas terão abatimento no IPVA apenas ao pedir CPF na nota, uma medida de estímulo à adesão ao programa.
Os veículos populares (1.0) e as motocicletas 125 cilindradas terão desconto de 50% no IPVA, caso o proprietário pague o imposto em dia, e não tenha cometido infração de trânsito no ano anterior.
Ainda, o Governo de Goiás segue não cobrando o IPVA de veículos com 15 anos ou mais de uso ou de pessoas com deficiência; ônibus ou micro-ônibus de passageiros de turismo ou escolar.
O município de emplacamento do veículo recebe 50% da arrecadação do IPVA. Assim, o imposto custeia gastos públicos como educação, saúde, segurança e transporte.