Ainda não há um projeto mudando o Regimento Interno, visando a abertura da tribuna para representes de segmentos organizados da sociedade, mas de acordo com o autor, Jakson Charles, é um debate que se inicia para se amadurecer a proposta.
Claudius Brito
O vereador Jakson Charles (PSB) defendeu na manhã desta segunda-feira, 14/06, durante pronunciamento na tribuna da Casa, a criação da Tribuna Livre Participativa.
De acordo com o parlamentar, a intenção é abrir um espaço democrático para que representações da sociedade organizada possam utilizar a tribuna, a convite dos vereadores, para debater assuntos de interesse da coletividade.
Presidente do TSE sai em defesa do voto eletrônico
Algumas câmara municipais no País – acrescenta Jakson Cherles – já adotam a prática, que tem como um dos objetivos estimular o cidadão a participar do processo político.
“Não estamos inventando a roda, mas tendo a coragem de colocar a roda para rodar”,
disse Jakson Charles.
CRITÉRIO

O político defende que essa participação seja feita de forma organizada, embasada no regimento e, inclusive, mediante a aprovação em comissão e no plenário.
Por enquanto, não há ainda nenhuma proposta de mudança no regimento para a implantação da Tribuna Livre Participativa.
Contudo, o vereador assinala que fez questão de lançar a semente do debate no plenário, a fim de que os seus pares possam analisar e amadurecer a ideia.