O WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia, de acordo com levantamento “Panorama”, feito em dezembro pelo site Mobile Time e a empresa em soluções em pesquisas Opinion Box, com 2.036 pessoas que têm smartphones.
O aplicativo de mensagens lidera com folga, com 54%, e é seguido pelo Instagram, com 15%, e pelo Facebook, com 7%. Todos pertencem à Meta, fundada por Mark Zuckerberg. Na quarta colocação, aparece o YouTube, com 2%, enquanto outros aplicativos somam 22%.
Inflação fecha acima da meta e Banco Central terá de dar explicações
A classificação se repete no que se refere aos aplicativos que os brasileiros passam mais tempo ao longo do dia. Nesse critério, o WhatsApp lidera com 33% e seguido pelo Instagram, com 27%.
Depois, vem o Facebook, com 10%, e o YouTube, com 7%. Apps de vídeos também aparecem nesse ranking: o TikTok, que foi o principal aplicativo do mundo em 2021, registra 3%, enquanto o Kwai, 2%, o mesmo percentual que o Twitter. Somados, os outros aplicativos equivalem a 16%.
Presença nos celulares
A pesquisa também apresenta dados sobre a presença dos apps nos smartphones. O WhatsApp estava presente em 54% dos aparelhos, o que representa estabilidade em relação aos 12 meses anteriores.
Já o Instagram (42%) e Facebook (37%) tiveram queda na comparação com o ano anterior, quando registraram 45% e 43%, respectivamente.
A presença em celulares dos aplicativos de Nubank (13%), YouTube (12%) e Uber (12%) permaneceu estável, enquanto Telegram (11%) e PicPay (10%) tiveram alta. Entre os bancos, o app da Caixa (10%) teve queda e Banco do Brasil (9%) se manteve estável.
(Com informações do g1)