A última semana teve o anúncio de quatro novidades no Whatsapp, o aplicativo mais utilizado pela população brasileira, em um esforço dos administradores de aumentar a privacidade na plataforma.
Cartilha da CNBB sobre eleições é um chamado em defesa dos pobres
Leia o resumo abaixo para entender quando cada uma delas entra em funcionamento e como ativar. Veja abaixo:
Vale lembrar que esses recursos vão chegar aos poucos e é importante manter o app atualizado para recebê-los.
Esconder que está online
Entre elas, está uma que era aguardada há anos pelos brasileiros: esconder que está “online” ao abrir o aplicativo. Esse recurso será liberado aos poucos e estará disponível para todos ainda este mês.
Veja como ocultar o “online” da sua conta do WhatsApp:
- Selecione “Privacidade”;
- Escolha quem pode ver o “visto por último” (“Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”);
- Escolha quem pode ver o “online” (todos ou a mesma opção escolhida no “visto por último”).
Sair de grupos sem ser “dedurado”
Outra novidade que repercutiu muito, com mais pessoas aliviadas, foi a de permitir uma “saída silenciosa”, dos grupos.
Já na ativa desde o dia 8, a configuração fará o Whatsapp notificar apenas os administradores da conversa quando você sair daquele grupo chato. Antes, uma saída aparecia na conversa para todos os participantes.
Essa ferramenta já entrou em funcionamento e não é preciso ativar nada para usá-la.
Mais tempo para deletar mensagens
Um recurso que pode salvar muitas pessoas é o aumento do tempo para deletar as mensagens enviadas a todos nas conversas para até dois dias depois do envio.
Antes disso, os usuários tinham exatamente o limite de uma hora, oito minutos e 16 segundos para desistir dos conteúdos enviados.
Esse recurso de deletar mensagens foi introduzido em 2017, época em que o limite era de apenas sete minutos após o envio.
Para apagar uma mensagem, é preciso segurar o dedo no conteúdo enviado para selecioná-lo. No topo da tela, clique no ícone da lixeira e selecione a opção que prefere: “apagar para mim” ou “apagar para todos”.
Sem prints nas mensagens de visualização única
O WhatsApp anunciou ainda que está testando um bloqueio da captura de tela em mensagens de visualização única, incluindo fotos e vídeos.
A ideia é oferecer mais uma camada de proteção para usuários compartilharem registros quando não querem que eles fiquem disponíveis para sempre aos seus contatos. A funcionalidade será liberada para todos “em breve”, de acordo com o app.