VERSÃO FLIP
quarta-feira, 29 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 29 de outubro, 2025
Contexto

Anápolis é ultrapassada por Rio Verde na partilha do ICMS

de Claudius Brito
6 de janeiro de 2022
em Economia
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Rio Verde ultrapassou Anápolis e agora só está atrás de Goiânia no quesito

Rio Verde ultrapassou Anápolis e agora só está atrás de Goiânia no quesito

Município registrou uma perda na divisão do bolo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços arrecadado pelo Estado

O Município de Anápolis teve uma queda de 3,67% no Índice de Participação dos Municípios. O IPM define a divisão do bolo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que o Estado arrecada e redistribui aos 246 municípios goianos, observando uma série de critérios.

Conforme os dados obtidos pelo CONTEXTO, Anápolis permanece entre os cinco municípios de Goiás que receberão a maior parte da divisão do ICMS. Entretanto, perdeu a segunda posição- que já vinha mantendo há alguns anos- para a cidade de Rio Verde.

Docentes aprovados em concurso são convocados para rede municipal

Goiânia e Aparecida de Goiânia, que ocupam o primeiro e o quarto lugar, também tiveram queda do IPM, de 4,83% e 1,65%, respectivamente. Senador Canedo, no quinto lugar, r3gistrou uma queda alta, de 15,53%.

Dos cinco primeiro, apenas Rio Verde, apresentou ganho do IPM, de 1,06%.

Conforme informações da Secretaria de Estado da Economia, 141 prefeitura terão mais recursos este ano da partilha do ICMS. Proporcionalmente, os municípios que obtiveram mais ganhos, foram: Palmelo (81,88%), Cromínia (49,02%), Flores de Goiás (44,94%), Bonópolis (40,54%) e Matrinchã (39,45%).

Segundo a pasta, a maior parte dessas cidades teve o bom desempenho por conta dos seus índices referentes à cota do ICMS Ecológico, além do aumento da atividade agropecuária em suas regiões.

Por outro lado, 105 municípios terão menos recursos do bolo do ICMS. Entre os cinco que mais perderam, proporcionalmente, estão: Minaçu (-34,99%), Teresópolis de Goiás (-30,87%), Hidrolina (-28,71%), Lagoa Santa (-27,95%) e Água Limpa (-27,64%). Essa queda é atribuída, em grande parte, à perca de pontos no critério do ICMS Ecológico.

O IPM

A apuração do IPM é realizada anualmente pela equipe técnica da Gerência de Apoio ao Coíndice (Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios), ligada à Superintendência de Informações Fiscais (SIF) da Secretaria da Economia, com base em informações fiscais dos municípios do ano anterior ao cálculo.

De acordo com o Gerente da área, o auditor fiscal Welliston Karlos Ramos, 25% do ICMS do Estado é dividido levando em consideração, para o cálculo, os critérios definidos em lei.

O mais importante para a maioria dos municípios é a variação média do Valor Adicionado (VA), que representa 85% da composição do índice. Outros 10% são distribuídos igualmente entre os municípios e 5% de ICMS ecológico.

Compõe o Coíndice os seguintes representantes: 1) pela Assembleia Legislativa – deputados estaduais Thiago Albernaz Amilton Filho (SD) e Cairo Salim (Pros); 2) pela Associação Goiana dos Municípios (AGM) e pela Federação Goiana de Municípios (FGM) os prefeitos Gilber Roque Miranda (Rianápolis), Clayton Melo (Itauçu) e Frederico Vidigal (Rialma).

Além deles, integram o Conselho como membros votantes a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, que preside o Conselho; o secretário-adjunto, Sérvulo Nogueira (vice-presidente); e o subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan Vitoi. (Com informações da Secretaria de Economia do Estado de Goiás)

Os 10 maiores IPMs de Goiás
  • Goiânia- 14,1636001
  • Rio Verde- 6,0159014
  • Anápolis- 5,9674535
  • Aparecida de Goiânia- 5,1226063
  • Senador Canedo- 3,4286460
  • Catalão- 2,7684122
  • Jataí- 2,5439281
  • Itumbiara- 1,8072176
  • Cristalina- 1,5746982
  • Luziânia- 1,4205273
Maiores ganhos do IPM
  • Palmelo- 81,88%
  • Cromínia- 49,02%
  • Flores de Goiás- 44,94%
  • Bonópolis- 40,54%
  • Matrinchã- 39,45%
Maiores perdas do IPM
  • Minaçu – 34,99%
  • Teresópolis de Goiás – 30,87%
  • Hidrolina – 28,71%
  • Lagoa Santa – 27,95%
  • Água Limpa – 27,64%
Rótulos: anápoliscapaeconomiagoiásICMSIPMRio Verde

Mais Artigos

Pesquisa mostra, ainda, diferenciação entre rendimentos de homens e mulheres. Imagem: Reprodução

Salário-mínimo rege a renda média em 81% das cidades e remunera 1/3 das pessoas

de Redação
13 de outubro de 2025
0

Novo recorte do Censo 2022, sobre ocupação e renda média, reafirma a importância do salário mínimo na economia Em 81%...

Anápolis- Imagem Paulo de Tarso

Pesquisa inédita do CONTEXTO traz raio-x sobre empreendedorismo em Anápolis

de Claudius Brito
10 de outubro de 2025
0

Outubro é o mês do empreendedor. Uma passagem comemorativa que tem muito a ver com Anápolis, com a sua história...

Vagas temporárias aquecem mercado de trabalho neste fim de ano
Reprodução/CDL-Macaé

Contratações de fim de ano aquecem mercado de trabalho

de Vander Lúcio Barbosa
6 de outubro de 2025
0

Comércio e serviços projetam abertura de 118 mil vagas temporárias e efetivas no Brasil. Uma pesquisa da CNDL e do...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Advogado e professor Augusto César Rocha Ventura - Arquivo CONTEXTO

    Caiado escolhe advogado de Anápolis para o Tribunal de Justiça de Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mutirão do Emprego oferecerá mais de 500 vagas em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Saiba por que o 7 é considerado o número da perfeição, segundo a Bíblia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por motivo de saúde, Bolsonaro cancela vinda a homenagem que receberia em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Brasília negocia show gratuito do Foo Fighters em 2026

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui