A Lei Orgânica do Município prevê a prerrogativa do presidente do Legislativo Municipal de promulgar as Resoluções e os Decretos Legislativos, bem como as Leis com sanção tácita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo Plenário.
Entre as leis promulgadas, uma delas é a Lei nº 4.337/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos postos de combustíveis informar aos consumidores se a gasolina comercializada é formulada ou refinada. Esse dispositivo é oriundo de um projeto de autoria do vereador Cabo Fred Caixeta.
Também passa a vigorar no município a Lei nº 4.331/2023, que dispõe sobre os serviços de tosa e banho de animais domésticos de pequeno e grande porte. Essa lei, oriunda de projeto da vereadora Thaís Souza, prevê que o serviço deve ser executado em estabelecimentos que possibilitem aos clientes a visão total de execução do serviço.
Ainda, está valendo a Lei nº 4.333/2023, que institui no município a Semana de Combate aos Crimes Cibernéticos. A lei é oriunda de projeto do vereador Marcos Carvalho.
Ainda, oriunda de projeto da vereadora Trícia Barreto, está em vigor a Lei nº 4.335/2023, que institui no município o Programa de orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência.
Também da vereadora, é a Lei nº 4.330/2023, que institui no município o Programa Amamentar, que visa disponibilizar, em caráter voluntário, em órgãos e entidades vinculados à administração pública, bem como em empresas privadas, salas adaptadas de apoio à amamentação.
Outra lei promulgada é a de nº 4.329/2023, que institui em Anápolis o programa de preservação e revitalização dos campos de futebol de várzea e a instituição deles em patrimônio imaterial do município. O autor é o vereador João da Luz.
Mais leis
O pacote de leis promulgadas tem também a Lei nº 4.332/2023, oriunda de projeto do vereador Marcos Carvalho, que estabelece a Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo Jovem.
Essa iniciativa prevê várias ações de estímulo para os jovens na faixa de 13 a 20 anos de idade, como educação empreendedora, capacitação técnica e difusão tecnológica.
Foi também promulgada a Lei nº 4.336/2023, oriunda de projeto do vereador Jean Carlos, que muda outra lei em vigor que dispõe sobre a criação de homenagem aos servidores públicos municipais.
Leia também: IPTU tem calendário definido para 2024. Veja os prazos “fatais”
O Dia Municipal do Entregador foi instituído pela Lei nº 4.338/2023, oriunda de projeto do vereador Reamilton Espíndola. A data deverá ser celebrada em 17 de maio.
A lei nº 4.339/2023, por sua vez, autoriza a fixação de placas e cartazes sobre combate á pedofilia e à exploração sexual infanto-juvenil no interior dos ônibus do transporte coletivo e dos ônibus do transporte escolar do município. Essa tem origem em projeto da vereadora Seliane da SOS.
A partir de projeto da vereadora Thais Souza, passa a vigorar a Lei nº 4.340/2023, que institui no calendário oficial de comemorações de Anápolis o Dia do Beach Tênis. A celebração será no dia 27 de agosto.
O Dia Municipal da pessoa com Visão Monocular no Município foi instituído pela Lei nº 4.341/2023, oriunda de projeto do vereador Reamilton Espíndola, sendo que essa celebração se dará anualmente em 5 de maio.
Por fim, foi promulgada a Lei nº 4.342/2023, oriunda de Resolução da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que concede majoração ao auxílio alimentação dos servidores efetivos e comissionados do Legislativo. O valor, que era de R$ 300,00 passa a ser de R$ 450,00, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2024.
Comentários 2