fbpx
VERSÃO FLIP
quinta-feira, 30 de março, 2023
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 30 de março, 2023
Contexto

Anápolis de todos nós

de Vander Lúcio Barbosa
28 de julho de 2009
em Opinião
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0

São poucas as cidades brasileiras que, com apenas 102 anos de existência (emancipação política em julho/1907), têm a estrutura de Anápolis. A rigor, praticamente nenhuma a tem. Começando pelas condições meteorológicas, ambientais, geográficas e geofísicas. Ainda está para ser descoberta a cidade onde a primavera dura, praticamente, os doze meses do ano, onde não se registram altas temperaturas, muito menos geadas ou invernos rigorosos.Não temos catástrofes climáticas e/ou naturais, vivemos em constante harmonia com a natureza.
No Brasil, se existir, ainda não se revelou, nenhuma cidade onde a água que brota das minas é apreciada, não só na região, como em outras partes do País e do mundo. Anápolis exporta, até, sua água. E são muitas as empresas que exploram essa atividade econômica. Qual é a cidade brasileira que fica a 50 quilômetros da capital do estado e a 120 quilômetros da Capital da República? Só Anápolis, certamente.
Não estamos contabilizando, aí, as condições econômicas, sociais, culturais e educacionais. Poucas seriam as cidades com 102 anos de idade e 380 mil habitantes, com uma universidade estadual que é a segunda maior do Brasil e com mais duas outras que oferecem, aproximadamente, 40 cursos superiores, sem contar dezenas de instituições correlatas. Não se contabiliza, neste apanhado superficial, o fato de Anápolis ser uma das poucas cidades no mundo (isso mesmo: no mundo) a contarem com uma montadora de automóveis, a mais importante vertente industrial dos séculos XIX, XX e XXI. Estamos inseridos nisso.
Falar da hospitalidade do povo anapolino torna-se, praticamente, dispensável. A migração voluntária para Anápolis é extraordinária. A miscigenação que se observa na comunidade anapolina é fantástica. Uma mistura de gente oriunda de todas as partes do Brasil e do mundo, fazendo desta, a mais cosmopolita de todas as cidades brasileiras.
Anápolis é tudo isso e muito mais. É a cidade-mãe da indústria farmacêutica genérica; é cidade entroncamento do Brasil, onde se cruzam três rodovias federais (414, 153 e 060) criando um trevo nacional, importante na logística de transporte. Tão importante que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) escolheu Anápolis para seu entreposto no Centro Oeste Brasileiro. No passado, Juscelino Kubitscheck já havia escolhido Anápolis para ser o marco zero da Belém-Brasília e é aqui o ponto final da antiga Estrada de Ferro Goyaz. É aqui, também, o encontro das modernas ferrovias (Centro Atlântica e Norte Sul), fazendo a extraordinária conexão que viabilizará toda a logística distribuidora de bens e serviços do continente. Aqui começa a nascer o principal aeroporto de cargas do Brasil Central.
Como se não bastasse, é em Anápolis que está implantada a mais importante base aérea do sistema protetor dos céus brasileiros, que, por sinal, está em processo de duplicação. Por tudo isso, e por muito mais, sempre é bom lembrar que Anápolis é diferente de todas as outras cidades brasileiras. Pode não ser melhor e nem maior do que todas as outras. Mas, é diferente delas. Diferente pelo lado positivo. Assim sendo, quem nasceu e ficou em Anápolis; quem veio para Anápolis e aqui ficou e quem está vindo para Anápolis, tem mais é que comemorar os 102 anos de uma cidade extraordinariamente alto astral. E, com certeza, isso não vai parar por aí. Anápolis tem muito mais a oferecer, tem muito mais a colaborar para o desenvolvimento do Brasil. Anápolis é uma feliz cidade.

Mais Artigos

Passado, presente, futuro!

de Vander Lúcio Barbosa
3 de janeiro de 2023
0

O ano que chega, como reza a tradição, é um convite à reflexão acerca daquilo que passamos no ano anterior...

2023 é logo ali!

de Samuel Vieira
3 de janeiro de 2023
0

2022 não foi um ano muito fácil: perdi amigos muito próximos e queridos. A sensação que tenho todas as vezes...

Como receber ou não a resposta das orações

de Rev. Wildo Gomes
3 de janeiro de 2023
0

Nas famílias cristãs, as crianças ainda pequenas são incentivadas a falar com Deus por meio das orações. Costumam ser frases...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conheça cinco das frutas mais caras do planeta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Medicamento inovador criado por Zacharias Calil pode ser fabricado em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Uruguai, a Suíça do Sul

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara e Prefeitura têm tratativas para sede própria do Legislativo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar