Uma passada de olhos no Dicionário Aulete e encontro alguns significados para apatia; Estado de insensibilidade, de quem não é suscetível a nenhuma emoção; Indolência; falta absoluta de energia; Estado em que a alma se torna insensível às paixões e à dor. O momento político atual deveria levar-nos a um estado de ira; revolta, desassombro, mas sabe-se lá o motivo, o que impera é a apatia, uma irritante apatia.
Um país paralisado; desemprego crescente; aumento de impostos; falta de investimentos na educação, saúde e ciência; crescimento pífio; um país motivo de chacota internacional; um presidente envolvido em denúncias de corrupção que se locupleta de seu cargo para manter-se no poder, distribui verbas para políticos que apoiam a indecência, esvai o cofre daqueles que lhe negam a sinecura. Motivo de revolta, ledo engano, pois o que se ouve nos bares, o que se discute nos ambientes de trabalho, o que tira o apetite da mesa não é o que se vê nas ruas. Nossas ruas são o retrato de nossa apatia.
E, por que tamanha apatia? Seria medo? Medo de que? De quem? Medo de Temer? Medo de Rodrigo Maia? Medo de Lula? Medo, medo, triste e assombroso medo, medo de, mais uma vez, errar; mais uma vez; desapontar; mais uma vez sermos ludibriados. Medo este que parece perturbar nossos sentidos, medo que nos paralisa.
Esta apatia cega vela a esperança e, como nos ensina Simone de Beauvoir nada mais horrível que assistir a agonia da esperança. Sem esperança, fechamos o futuro, entregamo-lo aos mesmos políticos que, ora nos envergonham, aos mesmos políticos que ora nos roubam a dignidade, o respeito. Sem sonhos, sem esperanças, o que nos restará? Só nos restarão, e assim mesmo se sobrarem, as lágrimas. E estas, as lágrimas, lembremo-nos, são o sangue da alma.
Quando aqueles que, agora, nos governam se inteirarem de nossa profunda apatia, não haverá mais tempo para revolta. Mandela, o grande líder sul-africano tinha uma tirada sensacional, ´Quando a água começa a ferver é uma estupidez tentar desligar o calor´.
Voltemos ao significado de apatia e nos atemos ao significado de que apatia é o estado em que a alma se torna insensível à dor. Quanto mais será preciso para acordarmos?
Continuemos com nossa apatia e o melhor será entregar nossas almas.
Tarifaço e Bolsonaro e a pré-campanha de Caiado nas redes sociais
Deu muito o que falar o tarifaço do presidente Donald Trump, acompanhado do apoio ao ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Nas...