Desde que foi concebido, o Contexto se propôs a fazer o jornalismo do bem. Temos em mente, e esse é o propósito básico, que precisamos energizar a construção de Anápolis, cada segmento dentro do que lhe é atinente. O industrial otimizando sua indústria; o comerciante melhorando sua proposta; o profissional liberal atuando dentro da ética e do bom relacionamento; o trabalhador, a dona de casa, cumprindo com suas obrigações.
E, na outra ponta da linha, o Governo. Ah, o Governo… Sim, pois, segundo a física (terceira lei de Isaac Newton) “para cada ação, deve haver uma reação”. Se a comunidade age, o governo deve reagir. E vice-versa. Acontece que, nem sempre tem sido assim. Os governos, em geral, têm se acostumado a funcionar na base do arrocho, da pressão, da, digamos, barra forçada, para não dizer chantagem. Nem sempre a mão estendida, nem sempre a parceria saudável, ou, quem sabe, as propostas de crescimento e progresso harmônicos encontram ressonância.
Há quem diga que “governo só funciona quando se mete o pau, quando se denuncia, quando se extorque”. Não deveria ser assim. Certamente que existem as exceções, existem os governos que vêem nos veículos de comunicação honestos, éticos, de qualidade, bons parceiros para divulgarem suas ações, seus objetivos, suas realizações. Enxergam nesses veículos, projetos sinceros, capacitados e dispostos a dividirem, conscientemente, as tarefas de satisfazerem os anseios coletivos.
Assim sendo, independentemente de época, de situação ou de momento, nossa proposta, a do Jornal Contexto, vai indo em frente, muito embora, desvalorizada, desprestigiada até, por quem deveria oferecer o apoio, estender as mãos. Ignorada, principalmente, por quem, em nome da boa educação e da cultura, poderia acionar mecanismos para fortalecer ainda mais as nossas instituições. Mas, nosso alvo não muda, não vai mudar. Continuaremos a fazer, para o agrado de uns e, até, para a decepção de outros, um “Jornalismo do Bem”.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...