Michel Temer já tem muitos, inúmeros motivos para preocupar-se: a delação da Odebrecht; seu amigo José Yunes; seus ex-ministros e companheiros Gedel Vieira Lima, Henrique Alves e Romero Jucá; seu ex-aliado Eduardo Cunha; seus ainda ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha; seus parceiros do PMDB. Tem, ainda, que preocupar-se com a recessão, o desemprego, a reforma da Previdência, etc, etc. Não é nada mole a vida de um Presidente.
O que não parecia preocupar em Temer era sua erudição, sua capacidade de articulação, seu domínio do vernáculo. Ledo engano, também nesta área, Temer é um desastre.
O Presidente das mesóclises, da pausa nas divagações não dá uma dentro quando fala seja de improviso, ou treinado com antecedência.
Assumiu o governo e, em uma de suas primeiras falas, falou em economizar milhões de cruzeiros, esquecendo-se que nossa moeda é o Real. Sabatinado por jornalistas lambe botas no Programa Roda Viva, agradeceu aos mesmos, não a entrevista, mas a propaganda, mostrando, neste caso, ao menos uma tola sinceridade. Em uma audiência com o Governador Luis Pezão, do Rio de Janeiro, disse em alto e bom som que o câncer havia feito bem ao governador. Grande amigo! Quando do massacre no presídio de Manaus, em que dezenas de presos foram assassinados, a maioria degolados, demorou três dias para pronunciar-se e soltou a perola segundo a qual a chacina havia sido um acidente. Quanta sensibilidade!
Agora no dia em que se comemorou o Dia Internacional das Mulheres, Temer superou-se: falou uma bobagem atrás da outra. ´Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, do quanto a mulher faz pela casa, do quanto faz pelo lar´; ´Na economia, também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados´. Quanta ignorância, quanta deselegância, quanto desprezo pela luta das mulheres, quanta misoginia. Aliás, com frases e colocações desta monta entende-se o desassossego de Temer em ter sido vice-presidente decorativo de uma mulher. Em sua cabeça anã não se admite um homem ocupando um papel secundário em relação a uma mulher.
Temer se mostra despreparado para o cargo e também um falso erudito.
Nada mais parecido com Temer do que a definição de erudição de Ambrose Bierce: ´Poeira sacudida de um livro para dentro de um crânio vazio´.
Tarifaço e Bolsonaro e a pré-campanha de Caiado nas redes sociais
Deu muito o que falar o tarifaço do presidente Donald Trump, acompanhado do apoio ao ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Nas...