Começou o embate político que culminará com a escolha do próximo governador de Goiás. E começou da pior forma possível; acusações, agressões, denuncias e escândalos.
Qualquer ser vivente residente em Goiás sabe que existem dois oponentes, adversários, inimigos pessoais postulantes ao cargo, ambos ex-governadores, Íris e Marconi. Em principio um deles será o novo governador de Goiás a partir de janeiro de 2011.Toda esta lógica tem sido confrontada por uma espécie de 3ª via defendida pelo atual governador Alcides Rodrigues. O que todos desconfiam é sobre a viabilidade desta corrente.
Interessante a capacidade dos dois ex-governadores de criarem aliados e gerarem adversários. Quem almoça com um não janta com outro.Nao a toa são considerados os maiores políticos goianos, com métodos de ação que as vezes se confundem. A presença de ambos na mídia goiana faz com que os mesmos sejam considerados os cisnes da política local. Os outros, obviamente seriam os patos.
Hans Christian Andersen era um menino pobre, narigudo, desajeitado e alto demais para sua idade. Quando adulto, provavelmente pensando em sua própria vida, Andersen escreveu a história de um patinho feio que atravessa tristemente a lagoa até descobrir que é um lindo cisne.Haveria espaço em nossa política para a transformação de patos em cisnes?
Alcides Rodrigues acredita que sim. Ele mesmo não considera-se um pato, mas desde as ultimas eleições um cisne. Perguntem a Alcides a quem ele credita sua vitória nas ultimas eleições? Engana-se quem pense que ele vá conceder este credito a Marconi. Alcides era o pato feio, desengonçado, o cabra marcado para perder as eleições. Tinha recursos de campanha infinitamente menores que aqueles destinados ao candidato ao Senado, tinha níveis de aceitação infinitamente menores ao do candidato adversário Maguito. Quem poderia acreditar naquele pato?
Também seu governo parecia fadado a um vôo de pato. Sem recursos, com dividas impagáveis e uma inércia irritante, até que os recursos federais encaminhados por um novo padrinho, Lula, começaram a chegar,e com eles algumas obras. Merece destaque o fato de o herói da história estar um pouco fora dos padrões inicialmente, não é belo. Porém a metamorfose pela qual passa o dito Patinho Feio, mostra a transformação pela qual as pessoas passam. A mudança do ex-Patinho Feio para o novo Cisne Lindo acena com o famoso final feliz e a esperança de que tudo acaba dando certo, mas para isso muito sofrimento foi necessário.O problema maior neste momento é que Alcides não tem um pato que aceite o desafio.
Se a política é ou não uma fabula,somente as urnas hão de dizer.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...