A história mais recente de Anápolis teve um pouco de tudo: intervenção e cassação de um mandatário; instalação da montadora de veículos; Norte-Sul entregue, mas não operacional; implantação do Colégio Militar e mudanças no cenário político, com o prefeito Roberto Naves quebrando um ciclo de poder do PT.
2001 – No dia 1º de janeiro, assume a Prefeitura de Anápolis o empresário Ernani José de Paula, considerado, à época, um fenômeno da política. Ele fez um governo de realizações importantes, como a Prefeitura 24 Horas e o Banco de Horas da PM. Mas, também, um governo marcado por muitas polêmicas, como a invasão da SANEAGO.
2001 – Nova sede da UEG, às margens da BR-060, é inaugurada. Novo ciclo para a educação superior de Anápolis e de Goiás é aberto.
2002 – No dia 25 de junho, Anápolis, Goiás e o Brasil ficam de luto com a morte de Henrique Santillo. Ele foi vereador, Prefeito de Anápolis, deputado estadual; Governador do Estado; Senador da República, Ministro da Saúde e Presidente do Tribunal de Contas de Goiás.

2003 – No dia 19 de agosto, após um longo e desgastante processo, a Câmara Municipal cassa o mandato do, então, Prefeito Ernani de Paula. Foi decretada uma intervenção no Município e o Vice-Governador, Alcides Rodrigues, foi designado para a missão pelo, então, Governador Marconi Perillo.
2004 – Implantado em Anápolis, na gestão do Prefeito Pedro Sahium, o Rápido.
2004 – Obra da Ferrovia Norte Sul é iniciada na região. Foram muitos problemas, além dos técnicos, denúncias de superfaturamento.
2005 – No mês de janeiro, teve início a obra de infraestrutura da Plataforma Logística Multimodal. A obra foi entregue em 2007, mas até hoje, o projeto ainda está no papel.
2005 – Inaugurado o Hospital de Urgências de Anápolis.
2005 – Inaugurado o Colégio da Polícia Militar “Dr. Cézar Toledo”.
2005 – Implantado, em Anápolis, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgências – SAMU.
2006 – Anápolis ganha uma Vara da Justiça Federal.
2007 – Inaugurado o Brasil Park Shopping.


2007 – No dia 31 de Julho, Anápolis acorda com alvorada para as comemorações do seu primeiro centenário. Muita expectativa para a abertura da urna dos 50 anos que foi enterrada na Praça Bom Jesus, no Cinquentenário. Vários, documento, fotos e objetos foram retirados, recuperados e catalogados no Museu Histórico “Alderico Borges de Carvalho”.
2007 – Com a presença do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é instalada a primeira montadora de veículos em Anápolis, a CAOA/Hyundai.
2008 – Aula inaugural do curso de medicina da UniEVANGÉLICA.
2009 – No dia 1º de janeiro, Antônio Roberto Gomide é eleito, com grande votação, o Prefeito de Anápolis, quebrando um tabu em relação ao seu partido, o PT. Ele foi reeleito, obtendo uma das maiores votações proporcionais para o cargo no País.
2010 – Anápolis ganha uma unidade do Instituto Federal, chamado, á época, de IFET.
2010 – Início das obras do Aeroporto de Cargas. Até hoje, não concluídas.
2010 – Anápolis ganha o que, hoje, é o seu principal cartão de visitas: o Parque Ipiranga.
2016- O PT perde o poder em Anápolis. Roberto Naves, então ligado ao PTB, na campanha era chamado de Novo e saiu de uma posição bem atrás nas pesquisas de intenção de votos para uma vitória nas urnas, que se repetiu no pleito de 2020.
2017- Anápolis passou a integrar o grupo seleto de cidades atendidas pela plataforma de transporte por aplicativo Uber. A medida não agradou muito à classe dos taxistas, mas caiu no gosto da população.

2018- É realizada a primeira edição do Arraiana, evento que passou a marcar o calendário festivo do aniversário de Anápolis, com música e solidariedade.
2018- No dia 07 de outubro, urnas revelam a vitória, em primeiro turno, de Ronaldo Caiado para o cargo de Governador de Goiás, quebrando o ciclo de poder do chamado Tempo Novo.
2018- A Vila Jaiara completou 70 anos. Uma cidade dentro da cidade.
2019- No mês de outubro, foi inaugurado o maior estacionamento solar do País. A estrutura foi montada pela UniEVANGÉLICA.
2019- Construído por meio de parceria público-privada, o novo prédio do Ministério Público de Anápolis foi inaugurado em concorrida solenidade.
2019- O Município de Abadiânia sofre com os traumas e o impacto da prisão do médium João de Deus, que atraia milhares de pessoas à Cidade, gente de todas as partes do País e até do exterior.
2019- No dia 31 de julho, aniversário da cidade, presidente Jair Bolsonaro assina o contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, com a Rumo. A ferrovia, porém, ainda não está operacional por aqui.
2020- No dia 09 de fevereiro, Aviões da frota presidencial pousam na Base Aérea de Anápolis, trazendo os repatriados de Wuhan-China, epicentro da pandemia do coronavírus.
2020- No dia 27 de março, foi inaugurado o Hospital Norma Pizzari, exclusivo para acolhimento de pacientes da covid-19, com estrutura 100% municipal.
2020- No dia 30 de abril, foi confirmada a primeira morte por Covid-19 em Anápolis.
2021- No dia 1º de dezembro, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, a Base Aérea de Anápolis incorpora à sua frota o gigante KC-390 Millenium, produzido pela Embraer.

