VERSÃO FLIP
quarta-feira, 14 de outubro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 14 de outubro, 2026
Contexto

A política e os políticos na história de Anápolis

de Claudius Brito
30 de julho de 2026
em Anápolis 119 anos
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

A coluna resgata nesta edição do aniversário de 119 anos de Anápolis, histórias da política e dos políticos da cidade. Histórias de lutas, valores, conquistas…e outras histórias!

Constituintes anapolinos

A Constituição de 1988, também chamada de Constituição Cidadã, foi elaborada por deputados e senadores, tendo entre eles os três anapolinos: os deputados federais Pedro Canedo e Aldo Arantes e o senador Henrique Santillo.

A Assembleia Nacional Constituinte foi instalada em 1º de fevereiro de 1987 e concluiu seus trabalhos com a promulgação da Carta Magna, em 5 de outubro de 1988.

A Constituição de Goiás veio pouco depois e, também, teve a participação de anapolinos: Romualdo Santillo e Solon Amaral. A Assembleia Estadual Constituinte foi instalada em 22 de novembro de 1988 e encerrou suas atividades em 5 de agosto de 1989, com a promulgação da Constituição do Estado.

Saúde e educação

Anapolino de Faria foi um político influente. Antes de ser prefeito de Anápolis (cargo que ocupou por duas vezes), ele exerceu dois mandatos de deputados estadual e dois de deputado federal. Na vida pública, ele sempre elegeu a saúde (inclusive, era médico) e a educação como prioridades.

Na Câmara Federal, Anapolino de Faria apresentou vários projetos, entre eles, o que buscava proibir, em todo o território nacional, a publicidade de produtos farmacêuticos.

Ele também apresentou projeto disciplinando a aposentadoria de professores aos 25 anos de serviço. E, ainda, propôs a lei de criação do Conselho Federal e os regionais de Fisioterapia.

PT light

Na memória política de Anápolis, vale lembrar de um nome que hoje, talvez, seja desconhecido de muitos e, embora nunca tenha sido eleito, teve um protagonismo importante no cenário político-partidário de Anápolis. Trata-se do empresário Luiz Antônio de Carvalho, fundador do antigo Grupo Coplaven, que faleceu no final de janeiro do ano passado.

Ele foi candidato a Prefeito de Anápolis, em 1988, pelo Partido dos Trabalhadores. Na época, por a cidade ter uma raiz muito forte na área empresarial, temia-se muito o partido que surgira na classe operária, no ABC paulista.

Luiz Antônio ajudou quebrar essa barreira, porque era um empresário bem-sucedido e carregava a versão do PT light. Isso, certamente, ajudou com que, mais tarde, o PT viesse a conquistar a Prefeitura da cidade, deixando de lado aquele tabu que existia.

Numa fria

Um certo dia, o então prefeito Ernani de Paula foi fazer uma entrega de benefícios no distrito de Souzânia, região que tinha como uma das suas principais lideranças o saudoso vereador e presidente da Câmara Municipal, José Victor Caixeta Ramos.

Várias crianças e alguns adultos se reuniram na porta de um bar, onde parou a comitiva das autoridades. Ao seu estilo brincalhão, Ernani chamou o pessoal e disse que o Zé Caixeta estava pagando picolé para todo mundo. Foi uma correria.

O Zé Caixeta dizia que não e falava para o dono do estabelecimento baixar a porta.

Mas, muita gente já tinha pegado o picolé e, no fim das contas, Caixeta se divertiu também com a brincadeira e fechou a conta. Afinal, era dia de festa em Souzânia.

Representação feminina

Onaide Santillo personifica muito bem a participação feminina de Anápolis na política. Ela foi duas vezes primeira-dama na gestão de Adhemar Santillo, passou pela secretaria de Serviços Sociais e exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa de Goiás: 1995-1999; 1999-2003; 2003-2007.

Em 2006, disputou o cargo de vice-governadora na chapa que era liderada por Maguito Vilela (pai do atual governador, Daniel Vilela). Hoje, Onaide é empresária da comunicação e doa seu trabalho também na presidência da ONG Cruzada pela Dignidade.

Uma representação digna e uma extensa folha de serviços prestados a Anápolis e ao Estado de Goiás. E, sempre uma voz ativa em defesa da mulher, do meio ambiente e do social.

Tijolo por tijolo

Na história de Anápolis, dezenas de prefeito colocaram seu tijolo para a construção da cidade.

Muito se fez, muito ainda se tem por fazer e essa responsabilidade está, agora, nas mãos do prefeito Márcio Corrêa, que também colocará seu trabalho para que essa construção siga com dinamismo, progresso, qualidade de vida.

Responsabilidade grande, mas grande, também, a honra de passar a ter o nome nas páginas da história do município.

Leia também: As mulheres são protagonistas da história de Anápolis, desde os seus primórdios

Rótulos: capa

Mais Artigos

Mercadão chega aos 75 anos entre histórias de vida que ajudaram a construir Anápolis

de Vander Lúcio Barbosa
11 de agosto de 2026
1

Inaugurado em 1951, o Mercadão chega aos 75 anos preservando tradições, movimentando a economia local e reunindo gerações de comerciantes...

Décadas de anúncios, expectativas e frustrações marcam a história dos projetos que nunca saíram do papel em Anápolis

de Vander Lúcio Barbosa
4 de agosto de 2026
0

De Niemeyer à Ponte Estaiada, Anápolis acumula projetos anunciados como transformadores, mas que jamais alcançaram os resultados anunciados à população...

A noite em que Anápolis entrou para a história mundial dos OVNIs

de Vander Lúcio Barbosa
3 de agosto de 2026
0

Há 40 anos, pilotos dos caças Mirage da Base Aérea de Anápolis participaram de uma operação sem precedentes que se...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Cata-treco atende 27 bairros de Anápolis entre 13 e 16 de outubro; confira quais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Kids Run em Anápolis: veja o horário e onde retirar as camisetas neste sábado (10)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ação policial apreende dinheiro, chips telefônicos e veículo. Investigação em andamento!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Andreia Rezende volta à Câmara e, emocionada, lembra trajetória de Amiltinho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A vitória não é para os fortes, mas para os que resistem – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Carregando comentários...