VERSÃO FLIP
sábado, 10 de outubro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 10 de outubro, 2026
Contexto

A presença da Câmara Municipal na história de Anápolis

de Redação
31 de julho de 2023
em Anápolis, Anápolis - 116 anos
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Câmara Municipal foi instalada no dia 10 de março de 1892, quando Anápolis tinha a denominação de Vila de Santana da Antas, em 1877.
Foto: Acervo dos municípios brasileiros

Câmara Municipal foi instalada no dia 10 de março de 1892, quando Anápolis tinha a denominação de Vila de Santana da Antas, em 1877. Foto: Acervo dos municípios brasileiros

Na primeira eleição para a Intendência (Prefeitura) e para o Conselho Municipal (Câmara de Vereadores), o número de eleitores era de 370. Houve 177 abstenções

Instalada a Vila de Santana da Antas, em 10 de março de 1892 (Lei 811, de 15 de dezembro de 1877), naquele mesmo ano sucederam-se as eleições para a intendência (que equivalia ao Poder Executivo Municipal da atualidade) e para o Conselho Municipal (hoje Câmara de Vereadores).

O número de eleitores na Vila, à época, era de 370 e houve uma abstenção de 177. Foi eleito Lopo de Souza Ramos para intendente e para conselheiros municipais elegeu-se Gonçalves de Almeida, Floro Santana Ramos, Antônio Crispim de Souza.

O primeiro presidente do Conselho Municipal de Anápolis, após a elevação à categoria de cidade (1907), foi Manuel Teodoro Batista, tendo como demais membros Amaro Pires Batista, Odorico da Silva Leão, Rubem Ribeiro Camelo, Francisco de Carvalho Fontes e Floro Santana Ramos.

Até o final do ano de 1930, o Poder Legislativo conservou a denominação de Conselho Municipal. Após a Revolução de 3 de outubro de 1930 e como órgão desta, passou ser Conselho Consultivo.

Os conselheiros eram então nomeados pelo Governo da União “de acordo com o Decreto Federal n° 20.348 de 29 de agosto de 1931, que instituiu os Conselhos Consultivos no Distrito Federal, Estados e Municípios”.

Os primeiros representantes desse Conselho em Anápolis foram: Alberico Borges de Carvalho, Gomes Sant’anna Ramos, Júlio Guerra e José Gomes de Paula. José Lourenço Dias (mais tarde senador) tomaria posse, também como membro do Conselho Consultivo, em 1° de fevereiro de 1932, vindo depois, em 14 de março de 1933, Luiz Caiado de Godoy e o major Antônio Xavier Nunes. Adahyl Lourenço Dias tomou posse em 20 de abril de 1933 para compor o mesmo Conselho Consultivo, mediante o Decreto 3.200 de 8 de abril daquele mesmo ano.

O poder Legislativo de Anápolis, na condição de órgão especifico do Município para fiscalizar o Poder Executivo e com atividade legisladora, tem os seus fundamentos a partir de 8 de dezembro de 1947.

Naquela data foi solenemente instalado tendo na presidência o jurista Adahyl Lourenço Dias que ocupava antes, como se viu, o Conselho Consultivo. Anteriormente, o legislativo anapolino vigorou com a mesma denominação de Câmara Municipal, na década de 30, sendo, em 1934, presidia por Elizeu Jorge Campos.

Reunião no CRA

Ao instalar-se em 1947, a Câmara Municipal se reuniu no CRA – Clube Recreativo Anapolino, na Praça do Bom Jesus e o fez com o quantitativo de 15 cadeiras, sendo que na sessão de instalação, haviam tomado posse apenas nove vereadores.

Eram eles: Adahyl Lourenço Dias, Bofim d’Abadia, José Elias Isaac, Wady Antônio Isaac, Antônio Xavier Nunes Filho, Eliseu Jorge Campos, José Peixoto Neto, Celso de Souza Ramose Francisca Meguel.

À sessão de instalação solene compareceu o prefeito eleito então, Carlos de Pina, ocasião em que lhe foi dada posse. Na sessão subsequente, realizada a 9 de dezembro de 1947, tomaram posse os vereadores eleitos pela UDN: Zacheu Crispim, João Luiz de Oliveira, Jorge Antônio Sahium, Alfeu Medeiros, Alceu Torres, João de Faria, Francisco Joaquim de Lima e Arlindo Ubaldino, sendo que o medico Bonfim d’Abadia ocupou pó algum tempo a Presidência em substituição a Adahyl Lourenço Dias, enquanto este exerceu o cargo de prefeito (por nomeação) no período de março a outubro de 1947.

Número de cadeiras

A partir de 1° de janeiro de 2005 a Câmara Municipal de Anápolis reduz o número de suas cadeiras, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Ao instalar-se, quase ao final da década de 40, a Câmara Municipal de Anápolis era composta, na sua representatividade, de 15 membros.

Durante algum tempo, houve alteração desse número, mas a partir do ano de 1966, o Legislativo anapolino voltou a se constituir de 15 cadeiras. Já na legislatura de 1982, este número de representantes passou a ser de 17 membros.

Quando se promulgou a atual Constituição Municipal de Anápolis, exatamente no dia 5 de abril de 1990, o número de vereadores era de 17. Hoje, o quantitativo de cadeiras, seguindo as determinações da legislação vigente, é de 23.

O atual presidente da Casa é o Vereador Leandro Ribeiro (PP), que está no exercício de seu primeiro mandato. (Com informações do site da Câmara Municipal)

Rótulos: AnápólisAnápolis 116 anosPoder Legislativo

Mais Artigos

Kids Run em Anápolis: veja o horário e onde retirar as camisetas neste sábado (10)

de Redação
9 de outubro de 2026
0

Pais e responsáveis devem ficar atentos ao horário de retirada das camisetas da Kids Run, corrida infantil que será realizada...

Especialista mostra em Rotary como balanço patrimonial pode evitar crise nas empresas

de Vander Lúcio Barbosa
9 de outubro de 2026
0

Auditor contábil explica em palestra no Rotary como números revelam saúde financeira e evitam crises futuras Em apresentação no Rotary...

Márcio Corrêa divulga maquete e anuncia para breve início da obra do Hemocentro

de Claudius Brito
9 de outubro de 2026
0

Fruto de uma parceria administrativa entre as gestões do prefeito Márcio Corrêa e do governador Daniel Vilela, Anápolis terá dentro...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Plano busca preparar Anápolis para as mudanças climáticas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Datafolha divulga pesquisa do 2º turno entre Flávio Bolsonaro e Lula; saiba mais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conselheiro da OAB Goiás aponta três erros do PT

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Fartura que termina no lixo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Umidade do ar começa a cair em Anápolis. Saiba que cuidados tomar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui