O abono salarial do PIS/Pasep está sendo aguardado desde julho, quando normalmente começa a ser pago. Contudo, devido à decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o mesmo foi adiado para 2022. Apesar da informação quanto ao adiamento do abono para o ano que vem, a boa notícia é que o benefício começará a ser liberado a partir de janeiro do próximo ano.
No entanto, para 2022 o abono do PIS/Pasep deverá ser pago no mês de aniversário do trabalhador, ou seja, aniversariantes de janeiro recebem em janeiro, aniversariantes de fevereiro recebem em fevereiro e assim por diante. A novidade para o pagamento já foi confirmada pelo Codefat por meio da Resolução 891/2021 que diz em seu artigo 3º paragrafo 2º: Os valores do Abono Salarial serão pagos de janeiro a dezembro de cada exercício, aos trabalhadores identificados com base em informações prestadas pelos empregadores, no ano anterior.
A mudança no cronograma de pagamentos também veio na mesma decisão do Codefat que resolveu adiar o pagamento do PIS/Pasep para 2022. O novo calendário de pagamentos será disponibilizado em janeiro e correrá entre os 12 meses de 2022. O calendário também será definido e liberado pelo Conselho.
Abono salarial em dobro
Outra mudança que pode ocorrer é o pagamento do abono vir em dobro para os trabalhadores. Isso porque o PIS/Pasep que será pago no ano que vem diz respeito aqueles que trabalharam em 2020 e 2021. Conforme regra do abono salarial, o mesmo é pago no ano seguinte ao exercido pelos trabalhadores, ou seja, quem trabalhou de carteira assinada em 2021 deverá receber em 2022.
Rede privada de saúde tem crescimento acima da média no Brasil neste ano
Assim, para o ano que vem temos o abono adiado, ou seja, ano-base 2020 que deveria ter sido pago este ano e o abono ano-base 2021 já previsto para o ano que vem. Dessa forma, os trabalhadores que se encaixam nas regras do benefício para recebimento do benefício ano-base 2020 e 2021 podem ter acesso a dois abonos do PIS/Pasep de uma vez.
Vale lembrar que essa possibilidade ainda segue indefinida pelo governo, pois, até o momento o que temos de confirmado é o pagamento do abono salarial 2020, contudo, como a regra de pagamentos não foi alterada, está previsto o benefício em dobro no ano que vem.
Valor
Vale lembrar que o abono salarial paga o valor de um salário mínimo para os trabalhadores, a depender de quantos meses foram trabalhados no ano calendário, ou seja, quem trabalhou o ano todo recebe um salário já quem trabalhou menos recebe proporcional.
A conta é simples, quem trabalhou apenas um mês recebe 1/12 de um salário, quem trabalhou dois meses recebe 2/12 de um salário e assim por diante.
No entanto, como o benefício poderá vir dobrado para quem tinha direito ao abono ano-base 2020 assim como para quem tem direito ao abono ano-base 2021, muitos trabalhadores podem receber dois salários-mínimos no ano que vem de abono.
Terá acesso a dois salários os trabalhadores que exerceram atividade o ano todo em 2020 e 2021, assim, muitos podem receber uma excelente quantia de PIS/Pasep no ano que vem.
(Com informações do Jornal Contábil)