Claudius Brito
Anápolis sofreu a perda de uma personalidade ilustre e especial, pelo seu carisma, por sua história: o ex-prefeito, deputado estadual, federal, secretário estadual de educação, radialista, cidadão anapolino: Adhemar Santillo.
Com os irmãos Romualdo (deputado estadual) e Henrique (vereador, prefeito, deputado estadual, senador, governador, ministro da Saúde, entre outros), Adhemar lutou pela democracia no País, no período do chamado regime de linha de dura, na política, no rádio e, sobretudo, junto a quem ele sempre esteve próximo: o povo.
Juntos, os irmãos Adhemar, Romualdo e Henrique ficaram conhecidos como os “Irmãos Coragem”, pelas batalhas que eles enfrentaram, nas trincheiras do movimento de redemocratização do País.

O regime linha dura caiu, a democracia retornou e, em meados da década de 80, Adhemar Santillo foi o primeiro prefeito eleito do Município, pós-regime militar. Anápolis, que era área de segurança nacional, voltou a “respirar” ares democráticos e pôde a partir de então fazer a escolha livre e soberana dos seus mandatários.
Adhemar exerceu dois profícuos mandatos na Administração de Anápolis, com sua guerreira ao lado, a esposa, Onaide Santillo, com a qual dividiu seis décadas de convivência, na vida e também na política.
Esse pequeno preâmbulo é para introduzir uma emocionante reportagem do CONTEXTO, na passagem da Caravana da Anistia por Anápolis, que teve a participação de Adhemar Santillo como um dos oradores, trazendo à tona fragmentos da história de seu irmão Henrique. Já se foram mais de 10 anos. Mas, é uma lembrança que vale à pena. Afinal, o que somos nós sem a história?
Acompanhe a reportagem no link abaixo:




