O presidente da Agência Reguladora Municipal (ARM), Robson Torres, visitou na última sexta-feira (06/08), o reservatório de abastecimento de água da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego), no Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), conhecido como “Represa Pulmão”.
De acordo com Robson Torres, o represamento é utilizado pela companhia em caso de o Ribeirão Caldas deixar de verter água no ponto principal de captação.
O presidente da ARM observa que o sistema fornece água tratada para as empresas instaladas no DAIA e, também, para cerca de 20% da população, notadamente, residente em bairros da região Sul da cidade.
Durante a vistoria, o gerente da Codego, Marlon Caiado, juntamente com a equipe técnica da companhia, afirmou que a represa está com todo o seu nível disponível. No ano passado, inclusive, lembrou que o represamento teve uma ampliação na casa de 230 na sua capacidade.
Dessa forma, caso seja necessário, o fornecimento de água da “Represa Pulmão” para o Sistema DAIA tem condições de garantir o abastecimento por um período superior a 30 dias.
Conforme destacou Marlon, o equilíbrio hídrico do Sistema Caldas só foi possível em razão dos investimentos que feitos pelo Governo de Goiás, através dos projetos propostos pela Codego e com o apoio dos produtores rurais da região que, conforme disse, abraçaram a ideia do uso planejado e consciente da água do Ribeirão Caldas nas lavouras.
Com o uso consciente, a água, portanto, pode continuar servindo ao abastecimento das indústrias, dos produtores e de parte da população.
