Pastores e pastores ligados à denominação evangélica receberam gomenagem da Casa
Sessão especial extraordinária, promovida pelo deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), comemorou os 70 anos de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil e 61 anos em Goiás. A solenidade teve lugar no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na noite da última quarta-feira, 24.
Na oportunidade, receberam Certificados de Honra ao Mérito Legislativo 53 pastores e pastoras da denominação evangélica de diversas regiões de Goiânia e também dos municípios de Inhumas, Anápolis, Jataí, Goianira e Campinorte.
UniEvangélica recebe Congresso Brasileiro de Direito Religioso
Ao dar início aos trabalhos, o parlamentar, que é integrante da Igreja Quadrangular, expressou a satisfação de poder homenagear a denominação evangélica à qual pertence desde a infância. “Sempre conto com a orientação e apoio profissional e pessoal, dentro da igreja”, afirmou.
Albernaz também explicou que a liberação para que retornassem as sessões solenes na Casa de Leis aconteceu neste mês de novembro.
Além do parlamentar na condução da solenidade, a mesa foi composta pelo reverendo Washington Albuquerque, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular, o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) e o ex-deputado federal Fábio Sousa.
Na abertura da homenagem, o pastor Daniel Siqueira proferiu uma oração, na qual ressaltou a importância do trabalho realizado pela igreja e invocou as bênçãos aos integrantes. Na sequência, a comemoração foi por meio de cânticos de hinos, interpretados por Laísa Durans.
Cruzada evangelista
O reverendo Washington Albuquerque, presidente da Igreja Quadrangular à frente dos trabalhos desde 2010, ressaltou a importância da homenagem e daqueles que fazem a história da denominação. Em um breve relato, contou como surgiu a igreja em Los Angeles (EUA), em 1923, fundada pela missionária Aimée Semple McPherson. “Ela nasceu do coração de Deus”, disse.
O religioso explicou o porquê de ser quadrangular, por se tratar dos ministérios “Jesus que salva, que batiza com o Espírito Santo, Jesus cura e Jesus voltará”, frisou ao ressaltar que a igreja é conhecida como Cruzada Nacional de Evangelização.
Na sequência, Albuquerque abordou a história da igreja em Goiás, fundada na cidade de Anápolis em 1960, pelo pastor Onésimo de Barros, que à época realizava os trabalhos em uma tenda verde. O pastor presidente relembrou que desde o seu nascimento integrava a igreja e das experiências que, desde a infância, viveu dentro da instituição, que está presente em 75 municípios goianos e conta atualmente com 17 mil unidades, em Goiás, no Distrito Federal e no estado do Tocantins.
Em 1973, a instituição teve à frente dos trabalhos o pastor Orlando de Oliveira, que assumiu a igreja e liderou até 1993, elevando-a a um crescimento extraordinário.
A primeira mulher a ser inserida no quadro de diáconos da Quadrangular, Urica Vieira da Conceição, ao fazer uso da palavra relatou a história de vida da sua família dentro da congregação religiosa. “Criei todos os meus filhos dentro da igreja. Não conheceram o mundo e todos hoje são pastores”, celebrou.
Thiago Albernaz abordou os desafios que se apresentaram por meio do período pandêmico, suas próprias experiências e a alegria de pertencer à bancada e tratar de pautas “que não estão de acordo com nossos princípios, mas temos sido vitoriosos”, ressaltou, acompanhado pela esposa, Raíssa Albernaz, que auxiliou na entrega dos certificados.
Ao encerrar a cerimônia, o deputado reiterou que a celebração representou um marco para o mandato no qual a Igreja Quadrangular o tem orientado e onde são defendidos os princípios e valores.
O pastor Samuel Vieira, ao se pronunciar em nome dos homenageados, afirmou se tratar de um reconhecimento justo para pastores que pregam o evangelho com tanto afinco e disposição.