Um mês, uma cor e um ponto de partida para refletir e lutar por uma sociedade melhor. Muita gente questiona a importância de se dar a um determinado mês uma cor e uma causa.
Pode parecer pouco, para alguns. Mas nunca é demais você ter um tempo de parar pensar sobre como a cidadania pode ser construída através da conscientização, da educação. Não a educação do letramento, apenas, mas do comportamento, da mudança de cultura.
Neste mês, temos o Maio Laranja, que chama a atenção para uma questão grave: o abuso sexual de crianças e adolescentes. De acordo com dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, a cada seis minutos no Brasil acontece um estupro no Brasil e em cerca de 80 dos casos, as vítimas são meninas, a maioria negras. Cerca de 65% dos estupros de vulneráveis acontecem dentro das residências e 86,4% dos agressores são familiares ou conhecidos.
Esses dados, por si só, nos convidam a uma reflexão da questão. São números do Brasil, mas em Anápolis, são recorrentes os casos policiais dessa natureza criminal, infelizmente.
Por outro lado, temos nesse mês também o maio Amarelo, cuja reflexão é sobre o trânsito. Extraoficialmente, em Anápolis, nos quatro primeiros meses desse ano, já se tem a informação de 25 mortes no trânsito.
A Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (DICT), da Polícia Civil, toda semana flagra dezenas e dezenas de motoristas dirigindo embriagados e muitos vão parar na cadeia, devido à gravidade dos flagrantes.
Levantamento do Contexto, revela que os custos com os acidentes de trânsito no Brasil, somente em rodovias federais, foram estimados em R$ 16 bilhões, no ano de 2024. Em Goiás, mais de R$ 729 milhões.
Portanto, temos sim de dar a devida importância aos meses, suas cores e as causas que elas representam. Podemos avançar muito, parando um pouco para pensar.
Leia também: Quem é Robert Prevost, novo Papa eleito no conclave?
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.