Anápolis marcou um importante avanço ao assumir a posição de membro titular em quatro Comitês da Bacia Hidrográfica (CBH), incluindo os Rios Corumbá, Veríssimo e a porção goiana do Rio São Marcos.
A cerimônia de posse ocorreu na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em uma eleição conduzida por processo seletivo. Em novembro, a cidade já havia conquistado uma cadeira no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte.
Os CBHs desempenham um papel crucial na elaboração de políticas para a gestão de recursos hídricos, com poder de decisão significativo.
O diretor de Meio Ambiente, Thiago Vitorino, destaca a importância desses comitês, especialmente em regiões sujeitas a eventos críticos como escassez hídrica e inundações.
Em Goiás, a instituição da cobrança pelo uso da água torna este ano particularmente relevante para os comitês, que terão a responsabilidade de estabelecer os valores dessa cobrança por bacias.
Integrando o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, os CBHs reúnem representantes da comunidade, profissionais e o poder público para discutir e deliberar sobre questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos.
Cada comitê é responsável por debater e determinar o uso adequado da água em suas respectivas bacias hidrográficas, contribuindo para um gerenciamento eficaz e sustentável.
Comentários 2