VERSÃO FLIP
sábado, 16 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 16 de agosto, 2025
Contexto

Anápolis é reconhecida como cidade da filantropia

de José Aurélio Mendes
30 de julho de 2021
em Social
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Dezenas de instituições mantidas por doações e repasses da iniciativa privada e da pública, nas esferas municipal, estadual e federal

O pastor Wildo dos Anjos perguntou recentemente, num almoço com autoridades, qual seria a importância da Missão Vida para Anápolis. Quem saberia responder objetivamente? Houve silêncio. Ele disse que as pessoas não saberiam responder porque é um trabalho silencioso, feito com sutileza, mas que bastaria que a instituição fechasse e devolvesse às ruas da cidade os 150 homens, que haviam sido resgatados da mendicância e que estavam em recuperação numa das unidades, em Cocalzinho para que todos se dessem conta. De fato, cento e cinquenta mendigos perambulando pelas ruas, sujeitos às drogas, à prática de crimes, demonstraria de maneira objetiva o valor desse trabalho.

Desta forma, Wildo, que é fundador da Missão Vida, fez suas as palavras de todas as instituições filantrópicas que existem em Anápolis, atuando nas mais diversas frentes, num trabalho praticamente invisível aos olhos da sociedade, mas que a deixaria completamente desestruturada caso não fosse feito. São dezenas de instituições conveniadas à prefeitura, estado ou federação, que recebem repasses públicos ou da iniciativa privada, para manter um exército de pessoas dedicadas a praticar o bem. Só na missão vida, já completou 37 anos de fundação. Hoje está presente em 15 estados brasileiros e em duas cidades africanas. Mas nasceu aqui, compartilhando uma característica dos anapolinos, a disposição para ajudar o próximo. “Somos um povo muito aberto a procurar amenizar a dor alheia”, disse o pastor.

Folha de serviços
Trabalho de filantropia em Anápolis é silencioso, mas eficiente

Da mesma forma, o presidente da APAE ANÁPOLIS, Vander Lúcio Barbosa, não consegue mencionar o bem já produzido pela instituição desde a sua fundação, em setembro de 1969. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis atua nas áreas de assistência social, educação, saúde e inclusão da pessoa com deficiência. É mantenedora da Escola Maria Montessori, que atende centenas de alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla. Desde 1994, é a única entidade no Estado a realizar o Teste do Pezinho e tratar as doenças diagnosticadas no Programa Nacional de Triagem Neonatal do SUS, o que a tornou referência em todo o Estado de Goiás. Em 2013, passou a ser também referência no atendimento à pessoa com deficiência física, auditiva e intelectual através da sua unidade CER III – Centro Especializado em Reabilitação, que atende milhares de pessoas todos os anos.

Em outubro de 2016 a APAE Anápolis se tornou referência ainda no diagnóstico e atendimento de doenças raras nos eixos da deficiência intelectual, erros inatos do metabolismo, doenças de origens genéticas e doenças infecciosas. Desde 2017 é eleita anualmente uma das 100 melhores ONGs do Brasil, baseado em critérios de gestão e transparência. “Realizamos uma média de 80 mil Testes do Pezinho todos os anos e quase 3 mil atendimentos a pacientes de doenças raras desde 2017. Equipamentos de última geração, aliados a um corpo clínico gabaritado, oferecem um serviço de excelência, modelo para o sistema de saúde pública nacional”, exclamou Vander.

Anápolis acolheu atrizes de Hollywood que buscavam a Marcha para o Oeste

Outro exemplo de dedicação, que vem totalmente do setor privado é o Rotary Club, com várias unidades fundadas na cidade e que participou ativamente do enfrentamento à Covid-19, desempenhando importante papel social em duas campanhas de arrecadação de alimentos, distribuindo cerca de 3 mil cestas básicas à famílias em situação de vulnerabilidade social. Da filantropia Classista, destaque para o OAB ANÁPOLIS que, com recursos próprios, também realizou campanha semelhante, arrecadando e distribuindo 7 mil quilos de alimentos.

Assim como a Missão Vida, a APAE ANÁPOLIS e o Rotary Clube, o município conta com diversas clínicas de recuperação para dependentes de drogas, abrigos para idosos, maternidades como a Doutor Adalberto e outros serviços de assistência, cuja iniciativa se dá entre os próprios moradores ou segmentos da sociedade organizada. Mas boa parte desses serviços também é realizado pela própria prefeitura. O Centro Pop é um exemplo de unidade pública que atua com pessoas em situação de rua com o objetivo principal de promover o processo gradativo de saída da condição de rua por meio da oferta de espaço de acolhimento e convivência, propiciando o resgate à cidadania e autonomia do cidadão. Outra iniciativa pública que tem se destacado está sob o comando da primeira dama Vívian Naves. É o Voluntários do Coração. Um grupo de pessoas que arrecada e destina doações de roupas, calçados e alimentos, além de brinquedos e itens de época, como ovos de Páscoa. “É, de fato, uma cidade com uma filantropia muito forte e pessoas dispostas a compartilhar o que tem com aqueles que não tem. Uma verdadeira vocação”, concluiu ela.

Rótulos: anápolisAPAE AnápolisdestaqueFilantropiamissão vidaRotary ClubVander Lúcio BarbosaWildo dos Anjos

Mais Artigos

Bolsa Família Anápolis- Imagem Ilustrativa- Arquivo

Bolsa família movimentou mais de R$ 43 milhões em Anápolis, no primeiro semestre

de Claudius Brito
12 de agosto de 2025
0

Balanço do Governo Federal, através do relatório Comunica BR, informa que os repasses aos cidadãos no município de Anápolis, por...

Unidade do Restaurante Popular em Anápolis

Veja os novos horários de atendimento das unidades da área social da Prefeitura de Anápolis

de Claudius Brito
21 de julho de 2025
0

Foi publicada no Diário Oficial do Município, a Portaria nº 073/2025, que estabelece o horário de funcionamento das unidades vinculadas...

Bolsa Família

Bolsa Família foi ampliado. Veja os grupos que serão beneficiados com a medida

de Redação
9 de julho de 2025
0

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), publicou nesta...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Perseguição inusitada entre policial e criança motorizada viraliza na internet; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui