Instituição prega a importância da triagem neonatal nas primeiras 48 horas após o nascimento do bebê
A APAE de Anápolis e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) comemoram no sábado, 6, o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A campanha, “Junho Lilás”, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal nas primeiras 48 horas de nascimento da criança.
O Teste do pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos brasileiros e de grande importância na identificação de determinadas doenças genéticas logo nos primeiros dias de vida do bebê. Esse rápido e eficiente reconhecimento realizado pelo teste do pezinho, reduz as chances da criança desenvolver problemas mais graves de saúde causados por doenças indicadas pelo exame, permitindo que o recém-nascido tenha mais saúde e qualidade de vida.
Laboratório referência
A APAE Anápolis é credenciada pelo Ministério da Saúde como referência em Goiás para do exame. Em seu laboratório as coletas são recebidas de todo o estado e processadas em equipamentos modernos, de última geração.
Os profissionais da APAE Anápolis são especializados e capacitados a realizar todos os exames com a mais absoluta segurança. Se a criança apresentar um resultado alterado o Laboratório da APAE Anápolis entrará imediatamente em contato com a família para a realização de exames complementares para confirmar ou afastar a possibilidade da doença.
Como fazer?
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças no Teste do Pezinho (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme, Fibrose Cística, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita). No entanto, o laboratório da APAE de Anápolis, oferece testes mais ampliados, garantindo assim, a total segurança em todos os diagnósticos do exame.