O emérito Rivaldo Rodrigues
O professor e advogado Rivaldo Rodrigues foi homenageado pela Reitoria e pela Chancelaria da Associação Educativa Evangélica, por meio do Conselho Universitário. Ex-aluno da entidade e há décadas lecionando Direito Civil, ele recebeu o título de Professor Emérito. Também foram homenageados os professores João Batista Carrijo e Libna Lemos Ignácio Pereira. Professor emérito é um título honorífico conferido por uma instituição de ensino a seus professores já aposentados, que alcançaram alto reconhecimento no exercício de sua atividade acadêmica. É concedido rigorosamente a profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação, pela relevância e magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica. Rivaldo Rodrigues está aposentado por tempo de contribuição, mas continua ativo.
Dra. Ludmilla, de volta
A médica anapolina Ludmilla Hajjar voltou às manchetes esta semana ao falar (no site UOL) sobre desvios na política de saúde no Brasil. Conhecida por atender desde Jair Bolsonaro até Anitta, ela mencionou que a “onda de picaretagem” na medicina brasileira está relacionada ao aumento da formação de médicos sem vocação para a área. A cardiologista destacou que esse não é um fenômeno exclusivo do país, mas global. Além disso, mencionou o projeto de construção do que será o maior hospital do Brasil em São Paulo, que, segundo ela, “vai mudar a história da saúde no país”.
Feira de Autopeças
A terceira edição da Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva acontecerá de 17 a 20 de julho no Centro de Convenções de Goiânia. O evento reunirá os principais fornecedores, marcas nacionais, palestrantes e compradores da indústria automotiva, além de expositores de motopeças, autopeças e tecnologias. Expositores brasileiros e internacionais apresentarão produtos e promoverão negócios no Centro-Oeste.
Restaurante Estudantil
Iniciou-se a construção do restaurante estudantil do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. A obra, avaliada em R$ 2.055.929,90, será concluída em 12 meses e terá capacidade para 240 lugares. Localizado próximo ao Departamento de Áreas Acadêmicas, o restaurante visa melhorar a infraestrutura do campus e atender à comunidade estudantil.
Criar e Tocar
A nova sede do Projeto Criar e Tocar foi inaugurada no Jardim Promissão. A cerimônia contou com familiares, amigos dos alunos e autoridades da Associação Educativa Evangélica, Fundação Universitária Evangélica e Prefeitura de Anápolis. O projeto atende cerca de mil adolescentes, oferecendo salas de aula completas, auditório para ensaios e quadra esportiva.
Torcidas Organizadas
As polícias Civil e Militar de Goiás intensificaram ações contra a “guerra das torcidas”. Nesta semana, a operação “Jogo Sujo” cumpriu nove mandados judiciais, incluindo prisões e buscas contra membros de uma torcida organizada em Goiânia. Eles são investigados por associação criminosa, lesão corporal e corrupção de menores. A ação visa expandir-se para outras cidades com torcidas organizadas.
Como comer pequi
A organização do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realizado na Cidade de Goiás, divulgou nas redes sociais um vídeo educativo sobre como comer pequi. O tutorial foi divulgado após relatos de incidentes com turistas estrangeiros que mordiam o fruto típico do Cerrado e enchiam a boca com os minúsculos espinhos do caroço. “Para comer, você precisa roer o pequi”, disse a apresentadora do vídeo. Ela explicou também que é possível raspar o pequi com uma colher. “O mais importante: não morda e não engula o pequi”, concluiu outra parte do vídeo. Vale lembrar que, no ano passado, pesquisadores da Agência Técnica de Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER) divulgaram que logo haverá pequi sem espinhos, após cerca de 25 anos de desenvolvimento da variação do fruto.
Muita sujeira
O ato de jogar lixo nas ruas custa caro. A pesquisa “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023”, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, mostrou que os municípios gastaram cerca de R$ 29,2 bilhões só em 2022 com limpeza urbana. Os maiores prejuízos ao meio ambiente e às populações próximas são causados pelos lixões, que são basicamente locais de descarte de lixo a céu aberto, sem medidas efetivas de controle ambiental. Apesar de um índice de coleta de 91 a 93 por cento, ainda há cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil que descartam seus resíduos em casa ou em terrenos baldios, sem acesso à coleta.
Modernidade
A Universidade Estadual de Goiás, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, adquiriu um Difratômetro de Raios X de pó de bancada, um equipamento de última geração para análise de materiais. O equipamento fornece informações como estrutura, fases, orientações cristalinas preferenciais e outros parâmetros estruturais, como tamanho de grãos, cristalinidade, distorção e defeitos cristalinos. Os padrões de difração de raios X podem ser usados como uma espécie de impressão digital dos arranjos periódicos dos átomos em um dado material, possibilitando a identificação de amostras.
Longa caminhada
Marinheiros de primeira viagem, alguns pré-candidatos a vereador já se colocam como eleitos. Há quem até calcule a quantidade de votos que irá receber. No entanto, a eleição para vereador é voto a voto. A menos que o candidato tenha muito dinheiro e pague cabos eleitorais para garimparem apoio pela cidade, fora isso, é necessário trabalhar duro, gastar sola de sapato, conversar muito e distribuir simpatia. Ninguém ganha eleição na véspera, especialmente porque a concorrência é grande e a caminhada é longa.
A partir de agora, a Prefeitura só tem seis meses para cumprir a promessa de construir o novo mercado municipal da Vila Jaiara. A obra, que pela maquete eletrônica é sinônimo de modernidade em termos de comércio popular, foi anunciada, ainda, em 2023, mas do que se tem notícia, não passou da maquete. É esperar para ver se vai sair.
Ao todo, 29 partidos receberão 4,9 bilhões de reais, valor estabelecido pelo Congresso Nacional para gastos com as eleições municipais deste ano. O PL lidera o repasse, com 886,8 milhões de reais em recursos. Em seguida vêm o PT, com 619,8 milhões, o União Brasil e o MDB, com 536,5 milhões e 404,3 milhões de reais, respectivamente.
Em concorrida solenidade, a Assembleia Legislativa de Goiás entregou, no último dia 14, as comendas “Bispo Abigail Carlos de Almeida” e “Pastor Albino Gonçalves Boaventura”, a diversos líderes evangélicos do Estado. Um dos homenageados foi o Pastor Bertiê Adais Magalhães, Presidente do Campo Anápolis da Assembleia de Deus Madureira.
Uma da maiores carências do sistema socioeducativo no Brasil é a falta dos centros de educação infantil (CEI) antigas creches. Mas, mesmo assim, os políticos, principalmente vereadores, preferem propor a construção de praças. Em Anápolis mesmo, dificilmente se veem solicitações para a edificação de CEIs. Mas, de praças todo dia tem um pedido.
Comentários 1