O prefeito Roberto Naves convidou o presidente do TJGO, desembargador Carlos Franca, para ser candidato a Prefeito, em Anápolis. Mas, foi uma brincadeira. No Papo de Garagem, o delegado Manoel Vanderic revelou uma situação de abuso e falou de política. Vice-prefeito Márcio Cândido deve filiar-se ao PSD, de olho em 2024. E tem mais…
Tabuleiro político

O vice-prefeito e secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Márcio Cândido, deve mesmo se filiar ao PSD.
Ele aguarda uma agenda do presidente regional, o senador Vanderlan Cardoso, para ter a sua ficha abonada. Nome cotado para disputar a sucessão no ano que vem, Márcio Cândido mantém-se como representante da direita e, claro, está dentro do grupo que compõe a base do prefeito Roberto Naves (PP).
A saída ocorre por conta de que o PSC não atingiu a cláusula de barreira e terá uma fusão com o Podemos. Apesar de trocar de sigla, Márcio pretende manter bons laços com essa agremiação.
E, também, ele faz questão de não colocar o carro adiante dos bois, com relação a uma eventual candidatura, já que essa definição depende do cenário e das conversas que estão e vão ainda acontecer até o ano que vem. São as pedras no tabuleiro político se mexendo.
Brincadeira

O prefeito Roberto Naves brincou com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, que depois de se tornar Cidadão Anapolino, quando se aposentar na magistratura, ele poderia mudar-se para a cidade e concorrer à Prefeitura.
Em tom descontraído, o magistrado respondeu que não seria problema mudar-se para Anápolis, mas não para ser político.
“Somos capacitados para julgar, para fazer política são vocês, citando o próprio Roberto, os deputados Amilton Filho e Vivian Naves, o presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula e os demais vereadores presentes.
Sair na frente

O deputado federal Rubens Otoni (PT) esteve na Câmara Municipal, para falar sobre o trabalho que começou a desenvolver, no sentido de viabilizar a atração de um câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Anápolis.
Segundo ele mesmo disse, não é um trabalho que concorre com outro desenvolvido por seu irmão, o deputado estadual Antônio Gomide (PT), que já está em curso e que tem como objetivo a oferta de cursos de especialização em diversos níveis, através de uma parceria da própria UFG com o Ceitec (Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis), ligado à Prefeitura Municipal.
Leia também: Presidente do TJGO recebe título de Cidadão Anapolino e dá largada a obra do novo Fórum
Segundo Otoni, o ministro da Educação, Camilo Santana, sinalizou que a pasta quer desenvolver uma política de expansão de câmpus e a ideia, frisou o deputado, é correr para ficar à frente da concorrência que será grande.
Tabela do SUS

Durante a visita do deputado federal Rubens Otoni na Câmara Municipal, o vereador Lisieux Borges, seu companheiro de partido, solicitou que o parlamentar inclua na sua agenda de trabalho uma questão que, hoje, segundo disse, aflige os municípios brasileiros.
Ele se referiu à defasagem da tabela para pagamento de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Diga-se de passagem, não é um problema de agora. É um problema que se arrasta de longa data e, de fato, deve ter um enfrentamento. O que demanda vontade política do Congresso Nacional e do Governo Federal.
Foi bem lembrado!
Virou lei….

O projeto que propõe em Goiás o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural, foi sancionado pela governadoria.
A propositura é de autoria do deputado Amilton Filho (MDB) e destaca a necessidade de uma maior educação e qualificação voltadas aos jovens que atuam no meio rural nas cidades goianas.
“Unir esforços para uma melhor condição de trabalho no meio rural goiano é muito importante, principalmente, se for direcionado aos jovens”, destacou Amilton, ao comemorar mais um Projeto de Lei sancionado em seu mandato.
Revelações

Em entrevista ao Papo de Garagem, o delegado da Polícia Civil, Manoel Vanderic, revelou ter sofrido abuso sexual por parte de um parente próximo, quando tinha entre 6 a 10 anos de idade.
Ele ponderou sobre a importância de tratar do tema que, segundo ele, infelizmente, é muito recorrente na atualidade.
Mas, ele também falou de política e voltou a afirmar que não tem pretensões de entrar para a política e disputar cargos. “dessa água eu não bebo”, afirmou. Vanderic já recebeu vários convites de partidos, mas sempre manteve coerência em relação a essa questão.
E, cá para nós, o serviço que ele presta à sociedade no cargo que exerce está a contento e de muito bom tamanho.
Conama: 40 anos
Uma das associações de moradores mais antigas em atividade no município e, quem sabe, no Estado de Goiás, o Conselho das Associações de Moradores de Anápolis, o Conama, está completando quatro décadas de existência.
E vai ter festa. Um evento vai celebrar a passagem dos 40 anos. Será nesta sexta-feira, dia 19/8, a partir das 19 horas, na Avenida Presidente Wilson, Vila Industrial Jundiaí.

- O vereador José Fernandes (MDB) deu uma bola fora ao deixar o trabalho diante negativa de um pedido de vista de um projeto à Mesa Diretora, conduzida pelo presidente Domingos Paula. São coisas do jogo político, que é bruto.
- O vereador e presidente Domingos Paula, poderia ter concedido vistas. Mas exerceu a prerrogativa que tem, para não perder também as rédeas da situação. É o jogo.
- A Lei Estadual nº 22.198, originária de um projeto do deputado estadual Cairo Salim (PSD), está valendo. Ela prevê que as empresas operadoras de cartões de crédito a implantar máquinas adaptadas para pessoas com deficiência.
- As empresas operadoras de cartões de crédito e débito terão 180 dias para se adaptarem à nova lei, que foi publicada em 12 de agosto no Diário Oficial.




