Um levantamento da empresa Serasa Experian constatou que, a cada oito segundos, um brasileiro sofre uma tentativa de golpe ou fraude. Na pesquisa, que levou em conta o primeiro semestre do ano, foram registradas em torno de 1,9 milhão de tentativas. Trata-se de um crescimento de 15,6% em relação ao mesmo período de 2020 e pior: o índice mais alto já registrado nos últimos dez anos.
Segundo a pesquisa, o principal motivo para este aumento é o fato do brasileiro ter aderido, com maior intensidade, às compras online nos últimos meses. Diretor de soluções de identidade e prevenção de fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, afirmou ser uma mudança de comportamento digital, que acabou acelerada pela pandemia e pelas medidas de distanciamento social.
Agência Reguladora analisa reajuste da passagem de ônibus. Entenda!
O setor financeiro é onde mais ocorrências de movimentações suspeitas ocorrem. Nos primeiros seis meses de 2021, bancos e cartões tiveram 1,2 milhões de tentativas. Já se levarmos em conta o setor que teve maior crescimento no comparativo entre este ano e 2020, o varejo leva a melhor: alta 89,5% e 167 mil tentativas de fraude. Telefonia (-49,0%) e serviços (-19,5%) apresentaram queda, registrando 79 mil e 258 mil tentativas, respectivamente.
Goiás
Levando em conta as regiões do país, ainda segundo a pesquisa, o Sudeste é a mais atingida pelas tentativas de golpes, com cerca de um milhão. O Nordeste sofreu o maior aumento nas fraudes em 12 meses passados, indo para 347 mil. O Centro-Oeste ainda fica atrás do Sul, com 300 mil contra 176 mil. O Norte completa com 120 mil.
A Serasa Experian explica que a pesquisa é o resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações de bancos de dados: o total de consultas de CPFs efetuados mensalmente na empresa e a estimativa do risco de fraude/golpe, um cálculo baseado na aplicação de modelos de probabilidade.