Vai começar em fevereiro o pagamento do calendário do abono Pis/Pasep 2022. A Caixa Econômica Federal vai liberar a partir de 8 de fevereiro os novos pagamentos do abono salarial já conhecido dos brasileiros. Vai receber o PIS/PASEP quem trabalhou com carteira assinada em 2020 e recebeu até 2 salários mínimos.
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) divulgou a prévia do calendário proposto pelo governo. Serão mais de 23 milhões de trabalhadores que terão direito ao abono salarial referente ao ano-base 2020, ou seja, o benefício será pago para quem trabalhou com carteira assinada ao longo de 2020.
Siga as novidades no CONTEXTO! Tem cultura, lazer e muito mais…!!!
No ano passado o governo não pagou o abono e esse valor ficou retido após decisão do Codefat. Agora, a tabela mudou e a previsão é pagar todos os beneficiários até março de 2022 (calendário 2020). A previsão inicial era liberar o abono todos os meses conforme o mês de aniversário. O governo adiantou que fará o pagamento do abono referente a 2021 somente em 2023.
Calendário começa em fevereiro
De acordo com o modelo de calendário proposto pelo governo ao Codefat, o pagamento do Pis vai iniciar no dia 8 de fevereiro para os nascidos em janeiro e seguir até 31 de março quando o dinheiro será depositado para nascidos em dezembro.
Já quem é do grupo do PASEP (servidores públicos) vão começar a receber em 15 de fevereiro, com depósitos concluídos até 24 de março.
Há prazo para sacar o abono Pis/Pasep e ele vai até 29 de dezembro de 2022 para todos os grupos. Quem não sacar, não perderá o valor, que ficará acumulado para a próxima liberação a ser divulgada pelo governo no ano que vem.
Confira o novo calendário do Pis/Pasep em 2022 que terá depósitos de fevereiro a março de 2022 para todos os grupos. Os pagamentos seguirão o mês de nascimento do beneficiário. Veja os dois calendários:
Consulta pelo CPF
Há uma forma de saber se você irá receber o valor. Para fazer a consulta o trabalhador deve acessar o site da Caixa Econômica Federal, onde há a opção consultar o Pis pelo CPFou número do NIS. Alguns usuários relatam problemas ao acessar o site, pois alegam não conseguir ter acesso ao extrato do PIS.
Outra forma de consultar o Pis/Pasep é pelo aplicativo Caixa Trabalhador. A ferramenta que também permite acessar informações sobre seguro-desemprego e INSS está disponível para celulares Android [veja aqui] e também para iPhones (iOS) [baixe aqui].
Mas há ainda outra forma de consulta que vem funcionando com mais frequência para ter acesso ao saldo do PIS. É por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares Android e também iOS.
Após baixar o app e entrar na conta, é só acessar a guia ‘benefícios’ no rodapé. Veja:CTPS Digital traz extrato do PIS – Foto: Divulgação
Abono Pis: quem pode receber?
Terá direito ao abono Pis/Pasep em 2022 os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2020. Ainda, para ter acesso ao saque é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).