A partir de segunda-feira, 12, a Câmara Municipal de Anápolis terá todas as suas atividades concentradas em um único prédio, localizado na Avenida Jamel Cecílio, no Bairro Jundiaí.
Faltava, para isso, apenas a mudança do plenário, que vinha ainda funcionando em um anexo do Palácio Santana, na Praça 31 de Julho, na região central.
Agora, o Legislativo ganha um novo plenário, com espaço mais adequado para receber o público, inclusive, com adaptações para acessibilidade.
Além disso, as acomodações também vão melhorar as condições de trabalho dos 23 vereadores, servidores da casa e da imprensa que faz o acompanhamento dos trabalhos.
Os últimos ajustes estão sendo feitos para que o novo plenário esteja pronto e operacional na primeira sessão ordinária do mês de setembro.
No mês passado, a sessão extraordinária que votou o projeto do piso para os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, marcou a despedida do antigo plenário.
Mudança
Ates da mudança para a sede atual, o Legislativo Municipal funcionava no Palácio Santana e nos chamados anexos. Teve época que o poder chegou a ocupar seis prédios.
A intenção de resolver o problema acabou sendo frustrada com a construção do prédio ao lado do Palácio Santana, que devido a problemas de erro de projetos de arquitetura e de execução da obra, levaram à sua paralisação, embargo e judicialização.
Com uma coletânea de problemas envolvidos, os vereadores tomaram a decisão de abrir mão daquela edificação.

Foi, então, feita uma tentativa de buscar uma empresa para construir e alugar um novo prédio, nos moldes do que foi feito com o prédio onde hoje funciona o Ministério Público.
Contudo, durante o processo, somente uma empresa apareceu. E, devido a uma série de questionamentos, a empresa não quis levar adiante a iniciativa.
Estudantes participam da Olimpíada Brasileira de Matemática
A alternativa seguinte foi alugar um prédio. Foram vários meses de buscas até que, finalmente, encontrou-se o prédio da Avenida Jamel Cecílio, que atendeu as necessidades da Câmara Municipal, necessitando apenas de algumas adequações.
Etapas
Foram instalados os gabinetes e demais acomodações administrativas e, agora, na última etapa, o plenário.
O diretor administrativo da Câmara, Pedro Paulo Santos, informa que agora são feitos os últimos ajustes nos sistemas de iluminação, cabeamento interno, instalações elétricas e de som, e instalação de monitores e aparelhos eletrônicos.
Para o presidente Leandro Ribeiro, o novo plenário é uma conquista não só do Poder Legislativo, mas de toda sociedade, que terá melhores condições de acompanhar os trabalhos da casa de forma presencial ou virtual.
