VERSÃO FLIP
sábado, 24 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 24 de janeiro, 2026
Contexto

Câmara Municipal adotará, com lei, paridade de gênero na contratação de comissionados

de Claudius Brito
14 de junho de 2024
em Legislativo
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
1
Câmara Municipal de Anápolis

Câmara Municipal de Anápolis

A Câmara Municipal de Anápolis aprovou, de forma definitiva, o Projeto de Resolução 058/2024, de autoria conjunta dos vereadores Andreia Rezende (Avante) e Domingos Paula (PDT), dispondo sobre a paridade de gênero na contratação de funcionários comissionados.

O texto do artigo 1º do PRE nº 58 traz a seguinte redação: “Fica estabelecida a política de igualdade de gênero no âmbito do Poder Legislativo de Anápolis, garantindo que 50% das vagas de emprego nos cargos comissionados sejam reservadas para cada gênero, em conformidade com as normas de equidade, igualdade de condições de trabalho, oportunidades e remuneração no serviço público comissionado”.

Assim, a Casa de Leis deverá a partir da vigência da lei, após sua publicação oficial, observar a proporção de 50% de homens e 50% de mulheres nas futuras contratações em cargos comissionados.

Além disso, está expressa a garantia de remuneração igual para cargos ou funções equivalentes, independentemente do sexo do funcionário ocupante.

“Todos os funcionários comissionados terão acesso igualitário a oportunidades e tratamento justo, sem distinção de etnia, religião, opinião política, gênero ou orientação sexual”, destaca o texto.

Leia também: Bolsonaro terá agenda em Anápolis. Debate sobre “água suja” da Saneago ferveu

Na justificativa, a autora frisa que a evolução da mulher no mercado de trabalho foi “bastante árdua” e que, ainda assim, elas ainda continuam sendo “discriminadas e desrespeitadas” no campo laboral, ou seja, do trabalho.

“A proposta de estabelecer uma porcentagem de gêneros nas atividades-fim da Câmara Municipal de Anápolis é uma iniciativa que visa promover a igualdade de oportunidades. A inclusão das mulheres no mercado de trabalho em condições equiparadas às dos homens demanda uma revisão das práticas sociais arraigadas na atualidade”,

destaca a argumentação.

Ainda, cita que o inciso XXX do artigo 7º da Constituição Federal proíbe qualquer diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

“Tornar eficaz esse dispositivo é um grande desafio. Uma das alternativas de que dispomos é a adoção de medidas legislativas que possam impulsionar a construção da igualdade”, completa a autora.

Autores do projeto: vereadora Andreia Rezende e vereador Domingos Paula

Avanços

A legislatura atual, a que mais mulheres tem em sua composição- foram cinco eleitas e em exercício no cargo- de um total de 23 cadeiras, tem alcançado avanços importantes quando o assunto é o protagonismo feminino.

Um desses avanços foi a criação da Procuradoria da Mulher, que se tornou mais uma porta de entrada da rede de proteção à mulher existente em Anápolis, prestando vários tipos de assistência, sobretudo, em auxílio às vítimas de violência sexual, doméstica ou a mulheres que tiveram seus direitos violados.

Além disso, a Procuradoria tem também dentro do seu rol de competências, fiscalizar e acompanhar a execução de programas de entes governamentais que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como desenvolver campanhas educativas e antidiscriminatórias.

No caso do projeto que foi aprovado, por maioria dos votos dos vereadores, o legislativo deu um passo adiante na política de promoção de igualdade de gênero e, agora, a expectativa é que o dispositivo seja implementado de forma integral a partir das próximas legislaturas.

Rótulos: capa

Mais Artigos

Camara-Municipal-de-Anapolis

Câmara retoma atividades, mas sessões ordinárias só voltam em fevereiro

de Claudius Brito
5 de janeiro de 2026
0

Nesta primeira segunda-feira (5) de 2026, a Câmara Municipal de Anápolis retomou o funcionamento dos seus departamentos administrativos e grande...

Câmara Municipal de Anápolis- Antigo prédio- Imagem de arquivo

Memorial da Câmara Municipal de Anápolis tem lançamento nesta segunda (15)

de Claudius Brito
15 de dezembro de 2025
0

A história da Câmara Municipal, que está ligada à história de Anápolis, passa a contar com um Memorial. O lançamento...

Câmara Municipal de Anápolis- Plenário- Divulgação

Câmara Municipal fecha 2025 com aumento de produtividade em relação a 2024

de Claudius Brito
12 de dezembro de 2025
0

A Câmara Municipal encerrou o calendário de sessões ordinárias na última quarta-feira (10/12). A vereadora Andreia Rezende (Avante), primeira mulher...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

    Um chamado à ação coletiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Internet, chamadas e SMS não terão cobrança extra com o fim do roaming no Mercosul

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Escada para o paraíso (Strarway to haven) 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Rubra lamenta perda de ídolo década de 80 e segue com campanha no Goianão

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Nova diretoria da CDL Anápolis buscará fortalecer varejo e atuar nas decisões públicas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui