O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou campanha para conscientizar a população sobre os riscos de acidentes no trânsito durante o Carnaval desse ano.
Até aí, normal, já que o órgão de trânsito tem como uma de suas atribuições promover a educação e a conscientização de motoristas, pedestres e tudo relacionado com a segurança no trânsito.
A campanha para o Carnaval 2025, entretanto, traz um tema um tanto quanto controverso. A ideia é mostrar que os acidentes aéreos chocam mais do que os acidentes de trânsito. E, de acordo com a autarquia, os acidentes de trânsito provocaram 1.021 em Goiás no ano passado. Número que, segundo o Detran-GO, é sete vezes maior dos que os óbitos em acidentes aéreos ocorridos no país no mesmo período.
A peça da campanha tem um filme que apresenta uma abordagem dramática, retratando um grupo de foliões em um avião que sofre uma pane e começa a cair.
Durante a queda, a narrativa faz um paralelo com os mesmos foliões dirigindo em alta velocidade no trânsito.
O desfecho reforça a mensagem principal: “Não saia do bloco para entrar na estatística”.
A imagem tem a representação de uma pessoa atirada na janela de frente da aeronave (uma carcaça de um avião de pequeno porte pendurado em um guindaste).
“A iniciativa busca impactar e sensibilizar os motoristas, reforçando a necessidade de uma condução responsável e sem o consumo de álcool”, destaca material divulgado pela comunicação do Departamento.
Diz, ainda:
“O grande diferencial dessa ação é sua capacidade de levar o público a uma experiência sensorial intensa, comparando a sensação de estar em um avião prestes a cair com a tragédia iminente que é beber e dirigir. O objetivo é provocar uma reflexão profunda e estimular uma mudança de comportamento”.
Na matéria, o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, reforça a importância da iniciativa:
“Precisamos adotar estratégias cada vez mais impactantes para sensibilizar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção. Nosso objetivo é salvar vidas e garantir que todos aproveitem o Carnaval com segurança”.

Com informações do Detran-GO
Leia também : Ultrapassagem a 160 km/h causa tragédia na BR-153