Ações de prevenção a desastres, monitoramento de áreas de risco, assistência e vistorias foram realizadas pela Defesa Civil do município
O desastre ocorrido recentemente em Petrópolis acendeu um alerta com a força que as chuvas têm ganhado Brasil afora. Em Anápolis, a Defesa Civil identificou um aumento nas precipitações nos primeiros meses do ano em comparação com 2021, no mesmo período. No entanto, o município não registrou ocorrências com vítimas.
A situação na cidade carioca também ressaltou a importância da Defesa Civil pelo país. Rafael Farinha, coordenador do órgão em Anápolis, explica que em nosso município não temos situações de ocupação urbana com as mesmas características que as da região serrana e que grande parte das ocorrências em nossa cidade estão relacionadas principalmente a alagamentos e inundações de vias urbanas.
A tributação dos combustíveis e sua alteração pela lei
A Defesa Civil de Anápolis pode ser acionada em diversas situações, como: inundações e alagamentos em vias e residências provenientes de chuvas; proximidade de residências em áreas com erosões; identificação de problemas na infraestrutura urbana, como pontes, redes de drenagem pluvial, residências em colapso ou na sua iminência, além de orientações quanto a situações de riscos diversos relacionados à estrutura de residências. O órgão também realiza ações educativas com orientações à comunidade em geral e à comunidade acadêmica através de palestras e informativos. As ações também são direcionadas às escolas da rede pública municipal, através de projeto de cultura de percepção de risco.
Para acionar a Defesa Civil basta acessar o Zap da Prefeitura ou ligar para o Corpo de Bombeiros no 193.