A encenação foi repetida em outras igrejas da cidade histórica, em diferentes horários do dia, mobilizando a comunidade vilaboense em um evento que completa 279 anos.
Na segunda-feira (25) ocorreu a primeira Via Sacra, no Santuário de Aparecida. A programação se repete nesta terça-feira (26), na Capela de Nossa Senhora da Guia. Nestes dois dias, as tradicionais missas são realizadas em diferentes igrejas vilaboenses.
A Quarta-Feira Santa (27) conta com missas e celebrações em diferentes igrejas da cidade de Goiás durante o dia, em preparação ao ponto alto das celebrações, a Procissão do Fogaréu.
Às 17h, o Fogareuzinho, versão infantil da celebração, sai do Quartel do XX e segue até o Santuário de Rosário.
A Procissão do Fogaréu
Às 23h59 desta quarta-feira, em frente ao Museu de Artes Sacras da Boa Morte, terá início a Procissão do Fogaréu, a mais importante manifestação turística e religiosa da antiga capital goiana. Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás, o evento simboliza a busca e a prisão de Jesus Cristo.
Na encenação, devotos vestidos com capas coloridas, chamados de farricocos, invadem a antiga Vila Boa com tochas e percorrem a famosa Procissão do Fogaréu, uma tradição iniciada no século XVIII.
Leia também: Confira a programação completa da Expoana 2024
A expectativa de público dos organizadores da celebração é, neste dia, mais de 20 mil turistas estejam na cidade histórica.
Tríduo Pascal
Já a Quinta-Feira Santa (28) marca o início do Tríduo Pascal, com missas do Lava-pés, realizadas no período noturno em diferentes igrejas da cidade.
Às 23h30, tem início a Procissão dos Penitentes, em frente à Igreja São Francisco de Paula. São homens em vestes brancas, carregando tochas, cantando e orando para as almas dos mortos.
Uma extensa programação marca a Sexta-Feira da Paixão (29). Às 5h, é realizada a Via Sacra nas capelas São Vicente e na Nossa Senhora Aparecida.
Ao longo do dia, há programações diferentes em vários pontos da antiga capital.
Às 20h, começa a Cerimônia da Dramatização do Descendimento da Cruz no Largo do Chafariz, seguida da Procissão do Senhor Morto.
O Sábado Santo (30) é considerado um dia de silêncio, retiro e oração, com a Vigília Pascal em três igrejas e a Visita ao Cristo Sepultado, das 8h às 15h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
O Domingo de Páscoa (31), uma das festividades mais importantes para o cristianismo, é marcado por missas pela manhã e também à noite. Em uma delas, às 9h, no Santuário do Rosário, é realizada a saída da Folia do Divino Espírito Santo.
Com informações da Secretaria de Estado da Cultura (Secult)