Por Eduardo Brandão, CEO Foco Indoor
Segundo o Ministério da Economia, existem mais de 18 milhões de empresas ativas no Brasil, no entanto sobreviver no mercado de trabalho desempenhando o papel de empreendedor não é uma tarefa fácil. Um dos maiores desafios para as empresas é continuar desenvolvendo e expandindo a sua carteira de clientes, e isso acontece quando as preocupações dos negócios se voltam para oferecer produtos e serviços de qualidade e quando o marketing se preocupa em gerar leads qualificados.
Justiça determina que Estado oferte local para regimes semiaberto e aberto em Anápolis
Todo mundo que empreende percebe que mesmo com uma boa equipe de vendas, no começo dos negócios, o CEO ou fundador da empresa fecha entre 60% e 80% dos negócios, pra mudar isso você precisa reorganizar suas prioridades e ferramentas, analisando cada etapa com a atenção necessária. A seguir falaremos sobre alguns passos importantes:
Passo 1) Seu lead precisa ser pré-qualificado. Mas o que isso quer dizer? Antes de tudo é preciso entende se esse lead faz parte do seu público-alvo, não adianta você conseguir captar um cliente que não vai se interessar pelo seu serviço. E você precisa saber para qual cliente você precisa dar mais atenção e qual não precisa de tanta.
Passo 2) A sua comunicação precisa ser eficiente. Você já foi atendido por algum robô? Sentiu preguiça por saber que teria uma longa espera pela frente e isso desanimou? Então você já tem uma noção de como não atender seus clientes em potencial. Quanto mais humano e consistente for o seu atendimento, mais conexão você cria com o seu público, e mais próximo você se torna deles.
Passo 3) Desenvolva conteúdos relevantes e atrativos. Na hora de escolher algum tema para abordar, seja em uma conversa com o cliente, seja em redes sociais, você precisa ter uma estratégia definida e bem embasada, que resulta em uma venda feita, ou algo bem próximo a isso. A qualidade do seu conteúdo, dos assuntos que você aborda, vai despertar o desejo do seu público e isso com certeza faz toda a diferença.
Passo 4) Use os dois lados na captação de leads, o humano e o “mecânico”. Claro que existem ferramentas que te ajudam a alcançar melhor o público da sua empresa, geralmente as mídias são segmentadas de acordo com a audiência que a consome, e isso pode ser usado em seu favor. Mas não se apoie somente no atendimento computadorizado, o contato mais humanizado tem muito a acrescentar na relação do seu negócio com os seus clientes.
Passo 5) Mantenha uma linearidade em seus discursos, particulares e públicos. Na construção desse relacionamento com os clientes é muito usual que os empreendedores só falem aquilo que agrada aos clientes, e essa não é exatamente a melhor estratégia para uma relação de confiança, além da verdade não ficar escondida muito tempo, você precisa de uma reputação ilibada para conseguir sobreviver no mercado.
Com esses passos você consegue começar essa longa caminhada que é o empreendedorismo, ter tudo isso em mente não é garantia de se manter vendendo e captando clientes a todo instante, mas é garantia que você sempre estará fazendo o melhor que pode naquilo que se propôs: Melhorar a vida das pessoas através do seu serviço!