Encruzilhada do MDB
O MDB passa por um momento de divisão. E, diga-se de passagem, de forma precoce, pois ainda está longe o embate eleitoral de 2022. Mas, é fato que, dentro do partido, há duas correntes: uma que luta para se aliar ao projeto de reeleição do atual governador, Ronaldo Caiado (DEM) e, outra, que busca construir uma alternativa de candidatura própria com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. De um lado, tem Iris Rezende, querendo caminhar com Caiado; do outro, Daniel Vilela querendo marchar com Mendanha.
É uma questão bem latente, mas, certamente, lá na frente, o MDB terá de fazer opção por, apenas, um caminho. O partido deve tomar cuidado para que essa discussão não se acirre e tome proporções maiores. O MDB é uma peça importante no tabuleiro político de Goiás, devido à sua capilaridade. E é, também, um partido com muitas lideranças de expressão. Tem condições de virar o jogo. Mas, se for para o caminho do racha, o que pode acontecer é imprevisível.
Cannabis I
O vereador Wederson Lopes (PSC) repercutiu na Câmara Municipal, a aprovação, na Comissão Especial da Câmara Federal, do Projeto de Lei 399/15 que regulamenta o plantio e o uso da Cannabis sativa (planta popularmente conhecida como maconha) para fins de usos medicinais. Segundo ele, o projeto original, que tinha três artigos, ganhou mais 90 e foi “desfigurado”. Lopes citou alguns artigos na nova propositura que, no seu entendimento, desvirtuam o objetivo inicial e pode dificultar a fiscalização sobre a produção da planta, que é tida como uma droga ilícita no País.
Cannabis II
O vereador José Fernandes (PSB), que é médico, entrou no debate e considerou válida a preocupação levantada pelo colega Wederson Lopes. Porém, pontuou que é necessário o debate sobre o uso terapêutico da Cannabis sativa, cujo uso tem eficácia comprovada no tratamento de diversos tipos de doenças. Conforme observou, o uso terapêutico do princípio ativo da planta será feita em consonância com o órgão regulador do País e, por isso mesmo, é necessário ter regras claras. É um debate polêmico. Na Comissão Especial, o placar da votação foi de 17 a 17, com o voto de minerva – a favor – do relator, o deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR).
Agenda com ministro
O vereador Delcimar Fortunato (Avante) busca uma agenda, em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para ver em que pé está o projeto de revitalização do viaduto do Recanto do Sol. O vereador Jean Carlos (PTB), durante uma fala na Câmara Municipal, observou que essa obra não faz parte do planejamento da nova concessionária da BR-153, embora a mesma já estivesse encaminhada junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, o DNIT. Para tirar a dúvida, o vereador esteve com o presidente regional do partido, Thialu Guiotti, que, por sua vez, acionou o presidente nacional, Luis Tibé. Na próxima terça-feira, 22/06, haverá um encontro em Brasília para ver o agendamento com o ministro.
De olho em 2022
A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores se reuniu, recentemente, para discutir o panorama político para 2020. O presidente da legenda, Rimet Jules, adianta que a tendência é o partido trabalhar pela reeleição dos irmãos Gomide – Antônio e Rubens – para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal, respectivamente, pelo trabalho desenvolvido por ambos em prol de Anápolis. Em nível nacional, o PT, ainda, aguarda sobre uma eventual candidatura de Lula e, segundo Rimet, o cenário da eleição presidencial aponta que o partido deve construir uma base maior para derrotar o projeto de reeleição de Jair Bolsonaro (sem partido).
Filiação partidária
O Sistema de Filiação Partidária (Filia) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estará em indisponível para acesso e consulta até nesta sexta-feira (18/06), em razão do processamento especial das listas de filiação partidária. Mas, a partir de segunda-feira (21), a plataforma estará novamente acessível e alimentada com as novas filiações que ocorreram e foram autorizadas nos cartórios eleitorais. Também, poderão ser acessados os relatórios de filiação sub judice, nos módulos externo e interno do Filia. Além disso, de acordo com o TSE, serão geradas as notificações aos filiados e aos partidos que estiverem nessa situação.
Contexto Político 808: confira!
Moção de Aplauso
Com aprovação de seus pares na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) endereçou uma Moção de Aplauso ao reitor Carlos Hassel Mendes, parabenizando a transformação do Centro Universitário de Anápolis em Universidade Evangélica de Goiás, na sua avaliação, uma importante conquista para o Município e para o Estado de Goiás.
Luto
O prefeito Roberto Naves manifestou, em suas redes sociais, o pesar pelo passamento do amigo e assessor especial de segurança, o policial da reserva Paiva. “Com o coração muito apertado eu me despeço do homem mais leal que eu conheci. O vazio é enorme. Paiva, obrigado por participar da nossa vida, proteger tanto a mim e a minha família”, escreveu Naves. O assessor do prefeito era uma pessoa discreta e de bom trato com os profissionais da imprensa que cobrem o Gabinete Municipal.
Anúncio
Em suas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado informou que a Anvisa deu aval para que Goiás possa impostar a vacina russa Sputnik V. Segundo disse, serão adquiridas 142 mil doses, que vão imunizar 71 mil goianos (1% da população). Entretanto, observou que esse é o limite permitido pela agência reguladora aos estados que solicitaram a autorização de importação do imunizante.