E já se aproxima um dos períodos mais importantes do calendário, que é o período das convenções partidárias, que vai de 20 de julho (daqui a menos de um mês) até 5 de agosto próximo.
É durante as convenções que vão ocorrer as definições dos nomes de candidatos e candidatas aos cargos de Prefeito (a) vice e vereador (a). Além das alianças político-partidárias, no âmbito do pleito majoritário, ou seja, do Poder Executivo.
A movimentação em Anápolis é intensa nos bastidores políticos de Anápolis e vai aumentar até a abertura do prazo das convenções.
É uma espécie de jogo de “esconde-esconde” já que, por questão estratégica, quanto menos o adversário souber, melhor. Neste momento, tem muitas conversas sendo alinhavadas.
Mas tudo vai estar definido mesmo nas convenções.
E o que acontece após as convenções? Depois desse período, abre-se o prazo, até 15 de agosto para o registro das candidaturas que foram homologadas nas convenções. Isso poderá ser feito até às 8 horas por transmissão via internet ou até às 19 horas, em mídia entregue nos cartórios eleitorais.
A partir do dia 16 de agosto, já será permitida a propaganda eleitoral, inclusive, na internet, observando-se as regras contidas na Lei 9.540/1997 (a Lei das Eleições) e demais normas vigentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão, por sua vez, terá início no dia 30 de agosto e vai até o dia 03 de outubro (três dias antes da eleição).
Leia também: STF estabelece quantidade máxima de maconha para diferenciar usuário de traficante
De modo que o eleitor terá tempo e uma série de mecanismos para que possa conhecer os candidatos e candidatos e as suas respectivas propostas.
No caso da eleição de prefeito (a), há sempre muita expectativa em relação aos debates, que devem ocorrer após os registros de candidaturas até às vésperas do pleito.
Cereja do bolo
E, claro, a cereja do bolo desta e de qualquer eleição, é o dia do voto. Em 6 de outubro, segundo o TSE, 293.080 eleitores de Anápolis estão aptos a votar e escolherem seus representantes na Prefeitura e na Câmara Municipal.
O voto é o maior e mais legítimo exercício da democracia. Portanto, um compromisso importante que os cidadãos têm para com o futuro da cidade.