As siglas nos carros revelam características únicas. Entenda como elas diferenciam modelos e versões, de luxo a alto desempenho, em marcas como Chevrolet, Fiat, Ford, e mais
Quando uma pessoa vai comprar um carro, ela olha tudo o que lhe interessa naquele veículo e o escolhe. Características que normalmente passam despercebido para a maioria das pessoas, podem ser o diferencial de escolha, e, por isso, existem tantos modelos.
Quanto custaria um Z a mais, ou, o que influenciaria um i em letra minúscula de um I no maiúsculo?
Leia também: Nova variante do HIV identificada em três estados brasileiros
SIGLAS
As siglas são aquelas abreviações que identificam o modelo, o acabamento, se ele é off road, etc.
Em uma montadora o GT pode ter um significado e em outra montadora ter significado diferente.
As siglas e abreviações são uma forma rápida de identificar características e segmentações de cada carro. Hoje vamos apresentar algumas curiosidades sobre as siglas e você verá o quanto elas são interessantes na diferenciação de um veículo.
CHEVROLET
52, esse é o número de siglas que identificam algum modelo de veículo da Chevrolet. Como uma das líderes de mercado ela também é uma das líderes na apresentação de modelos. Vamos ver alguns:
- 500 EF – Em comemoração à conquista do grande campeão brasileiro Emerson Fittipaldi quando se sagrou vencedor das 500 milhas de Indianápolis, pilotando um chassi com motor Chevrolet, foi lançado o Monza Classic EF 500;
- CD – Icone de veículo de luxo o ômega tinha em sua versão top de linha o CD que significa Confort Diamond – como se fosse conforto e requinte;
- LS – Luxury Standard – padrão de luxo e conforto;
- LT – Luxury Touring: luxo e conforto aliado a viagens;
- LTZ – Luxury Touring Z – versão topo de linha em luxo e tecnologia, o Z representando a última letra do alfabeto.
FIAT
Quando se pensa em Fiat, encontramos nada menos que 64 sigla diferentes para seus veículos. Desde siglas que homenageiam alguém como a série Schumacher, até as mais interessantes como a série 500 anos, em alusão aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Vamos conhecer mais algumas:
- CS – Utilizada muito nos veículos da FIAT significa Confort Super ou conforto superior;
- Adventure – Aventura – Versão aventureira com visual robusto;
- ELX – Elegance Extra, elegância e sofisticação extra;
- HGT – High Gran Tourism – uma versão que tinha conotação de alto desempenho;
FORD
Encontra-se ao menos 48 siglas ou nomenclaturas quando nos referimos aos veículos da marca FORD. A marca também utiliza as siglas para diferenciar os modelos e versões. Vamos ver algumas bem famosas por aqui:
- 4WD – Four Wheel Drive – Que significa tração nas 4 rodas;
- Ghia – Quem não se lembra do corcel, do escort com versões Guia. O interessante é o significado de Guia, que é um estúdio de design italiano Ghia – que produzia um design diferenciado e luxuoso;
- LDO – Luxury Decor Option – Opções de acabamento luxuoso;
- GT – Gran Turismo – Carros de alto desempenho para viagens longas.
Diversas são as versões que as montadoras lançam a fim de identificar os acabamentos e destinação de seus veículos. Quem não se lembra de uma BMW modelo “M”. Uma Mercedes classe “S”. Um Audi “RS”, e poderíamos descrever inúmeras letras que compõe nossa sopa de letrinhas.
Siga-nos no @motorecia_ e no #motorecia. Se você tem alguma contribuição nos envie uma mensagem.
Até a próxima semana.
Redes sociais:
Instagram: @motorecia
TikTok: @mecpodcast
Youtube: Motorecia