Pesquisadores da UFG desenvolvem spray com óleo de pequi e obtêm bons resultados no alívio de dores articulares crônicas.
Um produto típico da cultura popular no Cerrado, o óleo de pequi vem ganhando destaque na comunidade científica. Conhecido por suas propriedades terapêuticas — como ação anti-inflamatória e antioxidante —, o composto natural foi transformado em um spray inovador por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O desenvolvimento aconteceu no Laboratório de Nanotecnologia e Sistemas de Liberação de Fármacos (NanoSYS), da Faculdade de Farmácia da UFG. O objetivo foi criar uma formulação eficaz e de aplicação simples, capaz de aliviar dores causadas pela osteoartrite — condição crônica caracterizada pelo desgaste das cartilagens que protegem as articulações do corpo.
Alívio para milhões
O spray à base de óleo de pequi foi testado em mulheres diagnosticadas com osteoartrite e apresentou resultados promissores na redução da dor. A doença, comum principalmente entre idosos, compromete a mobilidade e qualidade de vida de quem convive com o problema.
Estima-se que, até 2050, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo possam ser afetadas pela osteoartrite, de acordo com projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, a descoberta representa um passo importante na busca por tratamentos alternativos, acessíveis e menos agressivos.
Ciência e tradição
A pesquisa da UFG reforça o valor do conhecimento tradicional aliado à ciência moderna. O pequi, amplamente utilizado em comunidades do Cerrado, agora se apresenta como um potencial aliado da saúde pública. Os próximos passos incluem mais testes clínicos e, futuramente, a possível produção em escala do spray, que pode se tornar uma alternativa natural no combate às dores articulares.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.