Em Anápolis, queima de fogos com efeito sonoro estão proibidas por lei e, caso seja flagrado, filmado ou denunciado por vizinhos, autor pode ser processado e multado
Dezoito capitais e o Distrito Federal já anunciaram que cancelaram festas de Réveillon neste ano por temor de um avanço da covid-19 com a chegada da variante ômicron. Os eventos privados, porém, estão mantidos.
Por enquanto, São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Recife, Fortaleza, Salvador, São Luís, Teresina, Aracaju, João Pessoa, Cuiabá, Campo Grande, Belém, Palmas, Vitória, Porto Alegre, Macapá e Florianópolis cancelaram as festas da virada para evitar aglomerações. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também decidiu por não fazer nenhum evento em Brasília.
Já Belo Horizonte e Goiânia informaram que já não havia previsão de festas oficiais para este ano, assim como Curitiba. Assim, ao todo 21 capitais, entre cancelamentos e decisão prévia, já confirmaram que não terão festas de Réveillon neste ano.
Com a chegada da ômicron, Fortaleza foi a primeira a fazer o anúncio, no sábado. O prefeito Sarto (PDT) justificou nas redes sociais que “a vacinação contra a covid-19 vai bem e os números de internações e óbitos seguem estáveis em níveis baixos”, mas não é hora de afrouxar as medidas.
Recife confirmou hoje que não vai realizar shows e terá apenas queima de fogos sem estampido em quatro balsas na orla de Boa Viagem, além de espetáculos no Ibura, Lagoa do Araçá, Jardim São Paulo e Morro da Conceição.
Ainda no Nordeste, Maceió é a única capital a manter as festividades sem alterações; porém, destaca que a confirmação dependerá da “situação sanitária local e do país” em dezembro. Fora do Nordeste, a Prefeitura de Florianópolis e Porto Alegre, no Sul, também anunciou cancelamento da festa.
Florianópolis diz que fará apenas o show pirotécnico. Em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) , anunciou nesta quinta-feira que a tradicional festa da avenida Paulista está cancelada mais uma vez.
Um dia antes, o governador João Dória (PSDB) tinha dito que era contra a realização de festas. “Vamos no caminho da cautela e do zelo para proteger vida, não é hora de fazer festa de Réveillon.
O Centro-Oeste. Campo Grande e Cuiabá decidiram cancelar Réveillon e Carnaval 2022. Campo Grande nem fogos terá este ano. No Norte, Palmas e Belém anunciaram que também não irão fazer qualquer tipo de festa.
Em Anápolis estão proibidas as queimas de fogos com barulho. Uma lei veta qualquer manifestação dessa natureza. Quem desobedecer e for flagrado, filmado ou denunciado por vizinhos poderá receber multa e até responder a processo judicial.




