A presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Andreia Rezende, promulgou duas leis aprovadas na Casa. São leis que criam datas especiais no calendário do município.
A Lei Ordinária nº 4.434/2025, institui o Dia Municipal do Bombeiro Militar e a Lei Ordinária nº 4.435/2025 cria o Dia Municipal do Católico Apostólico Romano. As duas legislações foram publicadas no Diário Oficial e, portanto, estão em vigor.
O Dia Municipal do Bombeiro Militar, cuja lei é originária de um projeto de autoria da vereadora Seliane da SOS será celebrado anualmente em 2 de julho. O texto prevê que na data deverá ocorrer a entrega do Certificado Dom Pedro II para até 10 bombeiros militares que tiveram atuação destacada na corporação.
O nome da honraria se justifica em razão de que foi de iniciativa do Imperador Dom Pedro II quem criou, em 2 de julho (daí, também a escolha da data) no ano de 1856, criou o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil.
O Dia Municipal do Católico Apostólico Romano, iniciativa de um projeto do vereador Policial Federal Suender, deverá ser comemorado anualmente no dia 29 de junho, como parte do calendário cultural da municipalidade.
Segundo o autor, a data da celebração se dá pelo seu significado no calendário litúrgico da Igreja Católica, pois celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo, dois dos mais importantes apóstolos de Jesus Cristo.
Ele destaca que a instituição desta data no âmbito municipal “visa reconhecer e valorizar a importância da fé católica na formação do Brasil, do povo brasileiro e, em particular, do povo anapolino”.
Leia também: Câmara Municipal altera calendário de sessões, por conta de feriados em abril