O fechamento do espaço dedicado aos animais no Parque Beto Carrero, em Penha (SC), deixou o futuro da elefanta Baby, de 32 anos, incerto. Inicialmente, as autoridades planejavam transferi-la para um zoológico em São Paulo. No entanto, a ONG Princípio Animal, do Rio Grande do Sul, conseguiu suspender temporariamente a transferência por meio de uma decisão judicial, alegando que isso prejudicaria o bem-estar da elefanta.
Alternativa: Santuário de Elefantes Brasil
Com essa suspensão, a ONG propôs uma alternativa mais viável: enviar Baby ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado em Mato Grosso. O santuário já abriga outros cinco elefantes resgatados de cativeiro, o que faz dele um local mais adequado para oferecer um ambiente semelhante ao habitat natural de Baby.

Leia também: Cultura inútil: Cientistas desvendam mistério do “Ovo ou a Galinha”
Decisão judicial e prazos
A juíza Elaine Veloso Marraschi, na última sexta-feira (11/10), determinou que o Parque Beto Carrero interrompesse a transferência de Baby para São Paulo. Além disso, concedeu à ONG Princípio Animal um prazo de 15 dias para apresentar provas da disponibilidade de vaga no santuário, além de detalhar os cuidados que serão tomados durante o transporte. A ONG também precisa garantir que o local tenha toda a infraestrutura necessária para receber a elefanta.