Prosperidade em Anápolis, prosperidade em Goiás!
Em recente matéria publicada no Jornal Contexto, as entrelinhas foram mais promissoras do que o já promissor título de Claudius Brito: “CAOA anuncia investimento de R$ 1,5 bi.”. Bem, estamos falando da importância de incentivos fiscais, para projetos novos e de inovação, os quais viabilizaram novos investimentos da empresa na planta de Anápolis.
Por certo, novas formas de modelos de negócio dão novo fôlego, trazem motivação, criam expectativas e, nesse caso concreto, projetam “a geração de cerca de dois mil empregos diretos e cerca de 20 a 25 mil indiretos nos próximos cinco anos.”.
E sobre inovação, também, as entrelinhas da matéria apontam para o fato de que “A intenção é, nesse período, trazer mais 10 carros novos, com modelos novos e renovação, bem como investimento em projeto de eletrificação e novas marcas.” Ora, vamos traduzir eletrificação em matéria apresentada na REVISTA EXAME, registrando que “O plano da CAOA também prevê modelos elétricos na unidade.”.
Mas podemos fazer mais, podemos prosperar mais!
É inegável que a fabricação de modelos elétricos na planta anapolina trás inovação e prosperidade para a região! E os elétricos vão encontrando seu espaço no mercado brasileiro. A própria CAOA Cherry já tem seu elétrico rodando no país; e, entre outras iniciativas, o elétrico da Volvo está confirmado para o Brasil em 2021, a Volkswagen prepara o seu “Fusca” elétrico para 2023 (4) e o carro elétrico da Apple é esperado para metade da década.
E neste caminho estratégico, a Ambev anuncia a aquisição de 1.000 unidades do caminhão elétrico FNM (produzido e desenvolvido no Brasil).
Quer mais desafios? Quer pensar mais sobre os elétricos?
Já pensou em ter um carro elétrico? Talvez seja o seu próximo carro. Inovação e sustentabilidade em sua garagem.
Mas vamos lá! Pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!
Reforçando o tema, alguns países mundo afora já têm data prevista para o fim das vendas de veículos novos movidos a combustíveis fósseis. No Brasil, o assunto tem sido discutido em iniciativas como o programa Rota 2030 e o chamado “Marco da Eletromobilidade”. Mas deixemos as análises dessas iniciativas para outro momento.
E no setor público… já pensaram em transporte urbano com ônibus elétricos?
E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!
Conforme abordado pelo Jornal Estadão. “Cada vez mais cidades em todo o Brasil estão reconhecendo os ônibus elétricos como alternativas de mobilidade sustentável. Há dezenas de veículos em operação em grandes municípios, como São Paulo e Campinas (SP) […].”. Ainda, outros projetos estão em pleno desenvolvimento em diversas cidades.
Fica o desafio para as administrações municipais. Que tal implantar um projeto-piloto, já em 2021, com uma ou duas linhas de transporte público urbano com ônibus elétricos?
E aí, sim, caminharemos para transformar nossas cidades e Goiás em um OÁSIS TECNOLÓGICO DO CENTRO-OESTE.
2021 – um ano de expectativas e desafios -. E não podemos ficar parados. Temos que inovar, temos que fazer mais, temos que prosperar mais!
Brigadeiro Bragança – Comandante da Base Aérea de Anápolis 2008-2009