Essa lei é oriunda de um projeto aprovado na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado estadual Gugu Nader.
O objetivo principal é promover a conscientização sobre a importância do pequi e reconhecer sua influência na identidade de Goiás.
A lei está em vigor com a sua publicação no Diário Oficial, e a data, portanto, passa a fazer parte do calendário cívico e turístico dos goianos.
“A importância do fruto não é apenas como um símbolo da culinária regional, mas também como um elemento unificador das tradições locais, merece um dia especial de apreciação”, diz o texto do projeto.
Pequi sem espinhos
Em novembro de 2022, após mais de 20 anos de pesquisa, o Governo de Goiás lançou seis novas variedades de pequi, sendo três com espinhos e três sem espinhos.
As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e próprias para atender tanto o comércio quanto a indústria.
Elas atendem à demanda dos produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis e também à sociedade, que passa a ter acesso a frutos com polpa carnuda e saborosa.
As novas cultivares são resultado da parceria de mais de 25 anos da Emater e da Embrapa Cerrados, que iniciaram pesquisas de clonagem com a propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia.
Clones
Ao encontrar pés de pequi sem espinhos na natureza, a equipe de pesquisadores fez vinte clones da planta, transportados para o banco de germoplasma da Emater, que é o maior do país e do mundo.
Avaliados durante anos, eles foram multiplicados, e hoje o espaço possui mais de 1.600 pés de pequis.
As novas cultivares possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde de abril de 2022.
Mudas de pequi
A partir deste mês, inclusive, está prevista a comercialização de seis mil mudas de pequi sem espinho para o público geral. É o que projeta o cronograma de produção da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).
A iniciativa faz parte do programa de pesquisa desenvolvido pela instituição, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados), lançado em novembro do ano passado, que resultou em seis variedades de pequi, sendo três com espinhos e três sem espinhos nos caroços.
Leia também: Feira de Agronegócio da Região da Estrada de Ferro começa hoje (12), em Silvânia
Os interessados em adquirir as mudas devem entrar no site da Emater, clicar em Aquisição de Mudas de Pequi e realizar o cadastro, informando o número de plantas pretendidas de cada cultivar.
Quando as mudas estiverem prontas os técnicos da Emater entrarão em contato para efetuar a comercialização e o agendamento do dia e horário para retirada.
O custo unitário da muda é de R$ 50,00. A venda será aberta a qualquer pessoa interessada, sem critérios específicos. Dúvidas e mais informações podem ser esclarecidas no site da Emater ou pelo telefone (62) 3201-3207.
Comentários 2