Já nas primeiras chuvas o Plano Verão se mostrou eficaz: foram atendidas cerca de cinco mil ocorrências em 48 horas
A Enel Distribuição Goiás anunciou o Plano Verão, um conjunto de ações e procedimentos envolvendo todas as áreas da companhia, com o objetivo de garantir mais sinergia entre as equipes e, com isso, maior eficiência no atendimento e rapidez na resposta às ocorrências durante o período chuvoso que chego recentemente. “Esse Plano é resultado de meses de trabalho, período no qual buscamos identificar e ajustar as falhas nos diferentes processos que envolvem o serviço de distribuição de energia.
Desenhamos diferentes cenários e fizemos exercícios simulados envolvendo todas as áreas, com o objetivo de garantir que sejamos efetivos e rápidos em momentos de grande contingência”, explicou o responsável de Operações e Manutenção, José Januário de Oliveira Neto.
Como parte do Plano Verão, foram estabelecidas ações preventivas, como mutirões de poda e manutenção. Entre julho e agosto deste ano, por exemplo, a empresa realizou mutirões de ações preventivas em mais de 40 cidades. Além disso, promoveu uma rodada de reuniões com mais de 90 prefeituras e autoridades do poder público, com o intuito de escutar as demandas dos municípios e propor soluções, ampliando o diálogo e estreitando a relação com esses agentes. “Isso não quer dizer que não teremos problemas, pois a rede elétrica goiana é extensa, ainda está passando por modernização e está sujeita à ação climática. Uma chuva com ventos fortes, por exemplo, pode gerar a ruptura de cabos ou a queda de árvores sobre a rede. Os raios também são outro fator agravante. Mas com o Plano Verão, teremos muito mais capacidade de resposta do que tínhamos antigamente, pois estamos mais bem estruturados e treinados para responder com rapidez”, disse Januário.
O Plano Verão já obteve um resultado extremamente positivo. “Alcançamos números inéditos, atendemos cerca de cinco mil ocorrências em 48 horas, resultado de muito planejamento, automação da rede e reforço das equipes”, ressaltou. Os investimentos feitos desde que a Enel assumiu a distribuição de energia em Goiás também começam a dar frutos, contribuindo para um verão mais tranquilo. A modernização e construção de novas subestações de energia – já foram construídas sete novas subestações e 86 ampliadas e modernizadas -, bem como a construção de 5,3 mil quilômetros de novas redes e o investimento em tecnologia, trazem mais confiabilidade para o serviço prestado à população. Já foram instalados cerca de cinco mil equipamentos de telecontrole em Goiás, aparelhos que são controlados à distância por técnicos que ficam no Centro de Operações, localizado na sede da companhia, em Goiânia.