Uma explosão de obras, a maioria de grande porte, deve abalar Anápolis a partir do ano que vem. São projetos já aprovados, muitos deles com recursos já alocados e garantidos, com o cronograma atualizado, o que sinaliza para a concretização dentro do prazo previsto. Desde o início deste ano de 2021, o Prefeito Roberto Naves articula, de forma bem discreta, a definição desse elenco de realizações. Ele prefere não falar em números, datas e ordem de início, para os empreendimentos, enquanto não “fechar” e obtiver a garantia de que não faltará dinheiro para o desempenho de todo o conjunto. E, tal conjunto contemplaria realizações no sistema viário, na construção de novas praças, mais escolas, creches, um novo hospital público e a concretização de um espaço municipal para a instalação de projetos industriais, dentre outras.
Qual a diferença entre valor e preço?
Os motivos desse enigmático comportamento não são tão explícitos como, naturalmente, poderiam ser. Mas, estrategista como é, Roberto Naves tem suas razões. Desde o início do ano ele se “enfurnou” no Gabinete, onde passas horas e horas, na análise, na avaliação e na definição do que será mais importante na arrancada de empreendimentos públicos. O objetivo não seria tão somente, cumprir as promessas e propostas de campanha para a reeleição. Há que diga que Roberto Naves pretende enfileirar uma série de benefícios públicos que o colocariam na relação dos prefeitos mais empreendedores em todos os tempos no Município. Em resumo, Roberto Naves teria a pretensão de estabelecer sua marca na História de Anápolis como prefeito realizador.
Se isto, lá na frente, lhe rendará dividendos políticos para alçar voos mais altos, só o tempo dirá. Mas, historicamente, a literatura política nacional aponta para este caminho. Prefeito, governador e Presidente da República que, efetivamente, implantam benefícios físicos e/ou sociais para suas comunidades, têm vida mais longa na trajetória política. E, se forem jovens (como é o caso de Roberto Naves) os horizontes serão mais largos, ainda.