Acontece nesta terça-feira, 25, a exposição “ANÁPOLIS conquista a AMÉRICA”. A iniciativa do Instituto Jan Magalinski é uma comemoração ao Dia Internacional do Imigrante no Brasil e será na Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente – ao lado do Terminal Urbano – às 19h30. A entrada é gratuita.
Além da exposição, o público que for à Estação Ferroviária de Anápolis, poderá assistir à apresentação do Grupo Folclórico Brasil Central com danças típicas internacionais de imigrantes. O objetivo da exposição é levar a todos a memória da chegada dos primeiros imigrantes em Anápolis.
A exposição será composta por fotografias, livros, objetos que pertenceram aos imigrantes e documentos que revelam parte de suas atividades, rotina e trabalho. Um dos itens que se destaca é o livro Cradle Of The Deep (que em tradução literal, significa “Berço do fundo”) da americana Joan Lowell, possivelmente o único exemplar existente em Goiás.
“O desenvolvimento de Anápolis se deve a vinda de imigrantes para nossa cidade. Com isso tivemos o crescimento econômico e cultural, e essa exposição registra esse fato. Além de conferir a exposição, o público poderá relembrar a história da Estação Ferroviária, que deu início à uma nova fase da nossa cidade”, disse a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.
Responsável pela exposição, o historiador Jairo Alves Leite explicou que a mostra “ANÁPOLIS conquista a AMÉRICA” apresenta a importância que os imigrantes tiveram para o município. Desde a chegada dos primeiros estrangeiros, até os dias atuais, muita coisa mudou, mas é inegável a contribuição que deram para nossa cidade. “Essa é uma pequena homenagem em comemoração ao Dia Internacional do Imigrante no Brasil pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de Anápolis. E essa exposição retrata isso, as oportunidades”, disse o historiador.