VERSÃO FLIP
terça-feira, 6 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 6 de janeiro, 2026
Contexto

Exposição “No escuro, eu grito” reúne trabalhos de Chico Silva

de Tatiana Gonçalves
3 de novembro de 2021
em Anápolis, Cultura, FIQUE POR DENTRO!
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
exposição no escuro anápolis

Páginas de livros e folhas de caderno usados pelos filhos na escola, pedaços de papelão, embalagem de cimento ou outros materiais encontrados na rua servem de suporte para os desenhos e pinturas de Chico Silva. Qualquer material que esteja à mão serve para que ele expresse suas ideias no momento em que elas vêm.

“Elas podem sumir. Então, pinto ou desenho assim que as imagens aparecem. Pode ser até na parede”, conta o artista que, até a próxima sexta-feira, 5, apresenta seus trabalhos na Galeria de Artes Antônio Sibasolly, na mostra “No escuro, eu grito”.

A mostra reúne 19 trabalhos e, segundo o curador Paulo Henrique Silva, a tarefa mais complexa que encontrou foi justamente a de selecioná-los em meio aos mais de 400 desenhos e pinturas que lhe foram apresentados por Chico Silva.

“Eu tinha conhecimento de que ele produzia compulsivamente, mas impressionou-me a quantidade quando fui à sua casa para escolher o que deveria compor a exposição”, conta.

Segundo Paulo Henrique, a mostra de Chico simultânea às de Clarice Gonçalves e Estevão Parreiras, selecionados no edital do Programa de exposições da Galeria para este ano, se deve ao fato de que, para completar seu projeto curatorial, queria um anapolino cujos trabalhos pudessem dialogar com os dos outros dois artistas.

“Com Estevão o diálogo se dá no uso do suporte utilizado – o papel – e com Clarice a aproximação acontece na representação do corpo marginalizado, no caso dela, o da mulher; no dele, o de homens e mulheres pretas”, destaca o curador.

O título da exposição, explica Paulo Henrique, é uma alusão à própria trajetória pessoal de Chico. Embora tenha crescido sem saber o que era arte, no sentido formal, e tenha vivido e ainda viva sem condições financeiras de acesso a bens que facilitariam sua produção, o artista jamais se deixou silenciar. Nem quando apanhava da mãe para parar de desenhar e nem agora quando lhe falta dinheiro para comprar bons papéis, tintas e pincéis.

“As adversidades não o impedem de expressar o que sente, de dar voz a tantos que também vivem à margem. Daí a força política e social que emana da produção do Chico”, destaca.

Arte sem vínculos acadêmicos

Trabalho do artista plástico anapolino é marcado pela diversidade

Anapolino há 31 anos, desde que veio do interior do Maranhão, Chico é um expoente da arte naif, termo que define aqueles artistas que não passaram por nenhum tipo de formação acadêmica ou sistemática, cuja expressão artística flui naturalmente, como ocorre com as crianças, por exemplo.

Chico Silva se enquadra com precisão a este conceito. Com simplicidade, voz calma e mansa, Chico diz que não tinha nenhum conhecimento ou noção sobre linguagens artísticas. Sentia vontade de desenhar e o fazia.

Uma espécie de compulsão por desenhar o acompanha desde a infância. Aos oito anos, de acordo com que a memória lhe permite recordar, desenhava nas paredes de pau-a-pique de sua casa ou no “chão liso e duro” que era o assoalho.

Na escola, enquanto os colegas acompanhavam as explicações do professor e copiavam as lições do quadro negro no caderno, ele os usava para desenhar, sentado no fundo da sala de aula.

Como resultado desta conduta vinham as notas vermelhas e, em consequência, os castigos de sua mãe, que lhe prendia o pescoço o pé enquanto o surrava e o advertia que “aquelas porcarias de desenho não dariam em nada”.

Sem nenhum resquício de raiva ou ressentimento ele conta sobre as surras e, sorrindo, diz que ele era igual a cachorro que apanhava para aprender a não comer os ovos nos ninhos das galinhas. Ficava uns dias quieto, mas voltava a fazer tudo de novo. “A vontade de desenhar sempre esteve nas minhas veias”, explica.

UEG anuncia a realização do Festival de Cultura 2021

Por isso, aos 19 anos, deu adeus à mãe que, contrariada o viu partir de Presidente Dutra, sem saber direito o que iria fazer da vida.

Segundo Chico, ao chegar a Anápolis arrumou emprego para ter condições de sobreviver, mas continuou fazendo seus desenhos. Conheceu o trabalho do artista Isaac Alarcão e ficou ainda mais encantado pelo universo da pintura. Soube que era possível fazer da arte profissão. Porém, tímido que era, não se arriscou, fazia seus desenhos para si mesmo.

“Eu sentia muita vergonha de mostrar meus trabalhos”,

relata Chico

Muitos anos se passaram até Chico tomar coragem e submeter o que produzia a avaliação de artistas da cidade. Ele conta que levou seus desenhos e pinturas à Associação Cultural e Artística de Anápolis (Acaa) e lá a artista Adelaide Fontoura se entusiasmou com o que viu. Ela fotografou seus trabalhos para mostrar para outros artistas e o instigou a se inscrever no Salão Anapolino de Arte e em outros eventos do gênero.

Aos 51 anos, com três filhos, Chico diz que, finalmente, conseguiu entender que o trabalho do artista só tem valor enquanto arte quando é visto pelas outras pessoas, quando é possível estabelecer um diálogo que contribua, de alguma forma, para construir uma sociedade um pouco melhor por meio do debate de suas mazelas.

Exposição é presencial e gratuita

Serviço

Exposição “No escuro, eu grito”

Data: até 5 de novembro

Local: Galeria Antônio Sibasolly – Praça Bom Jesus – Centro

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h, com intervalo das 12h às 14h.

Entrada gratuita

O uso de máscara é obrigatório.

Rótulos: destaque

Mais Artigos

Serviço de Roçagem- Prefeitura de Anápolis

Prefeitura fará roçagem em lotes que estão fora das normas e haverá cobrança no IPTU

de Claudius Brito
6 de janeiro de 2026
0

A Prefeitura de Anápolis realizará a roçagem em lotes que estejam em desacordo com as normas vigentes, ou seja, com...

Foto: Paulo de Tarso

Anápolis abre matrículas para escolas públicas de Artes, Teatro, Música e Dança; confira as datas

de Jornal Contexto
5 de janeiro de 2026
0

Inscrições presenciais começam em janeiro e atendem crianças, jovens e adultos Anápolis inicia, em janeiro, o período de matrículas para...

Benefício do Goiás Social oferece até 48 viagens mensais para deslocamento até as instituições de ensino. Foto: Carol Costa

Cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil começam nesta terça-feira (6) em Anápolis

de Anna Rhaissa
5 de janeiro de 2026
0

Estudantes devem atualizar dados para garantir transporte gratuito ao longo de 2026 A partir desta terça-feira (6), estudantes de Anápolis...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Deputado estadual Antônio Gomide

    Deputado Antônio Gomide sofre acidente e está sendo atendido no Heana

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Espelho, espelho meu: existe alguém mais bonito do que eu? – Por Moacir de Melo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Samsung desenvolve patch de suor que monitora glicose sem agulhas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Deputado Antônio Gomide é transferido para o Hugol, em Goiânia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Lei dos aluguéis passa por atualizações e pode gerar multa a inquilinos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui