Com foco em pequenos produtores e agricultura familiar, os alimentos serão adquiridos atendendo às demandas dos Kalungas. Em seguida, as compras serão realizadas nas cidades de Flores de Goiás e Posse
Da redação
A fabricante de bebidas Ambev irá adquirir 100 toneladas de mandioca para poder fabricar a cerveja em Goiás. A informação é do governo do Estado, que fez o anúncio após a sanção da lei que cria a Secretaria da Retomada e a assinatura de protocolo de intenções entre Governo de Goiás e a multinacional do setor de bebidas.
A primeira compra da empresa deve ser na próxima semana e de pequenos produtores e integrantes da agricultura familiar da região de Cavalcante e das cidades de Flores de Goiás e Posse, com o objetivo de dar renda e recuperar a capacidade de sobrevivência de pequenos produtores.
O titular da Secretaria da Retomada, César Moura, ressaltou que a Ambev fará a aquisição da quantidade que o produtor tiver em sua propriedade. “Se ele tiver lá só dois saquinhos de mandioca, a compra será feita. Eles vão em todos os produtores, vão fazer o ‘cata-cata’ na região, que é prioritária, de Cavalcante”, disse.
Em seguida, os funcionários da empresa farão a aquisição dos produtos nas demais cidades. “A ideia é pegar de pouco em pouco para atender todos os produtores e famílias. Depois de Cavalcante, dos Kalungas, eles vão para Flores de Goiás e Posse”, explicou César Moura.
Enquanto a Ambev adquire as 100 toneladas de mandioca nesta primeira rodada, a Secretaria da Retomada auxiliará todos os produtores locais a organizarem a produção. “A Ambev fez um projeto similar no Maranhão. Eles deram a volta no mundo quatro vezes, em termos de números, só dentro do Maranhão, comprando de pequenos produtores”, declarou o secretário.
Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás