Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Falsificações
Recentemente, a Receita Federal divulgou que apreendeu mais de 60 toneladas de brinquedos falsificados, que estavam em contêineres no Porto de Santos. Os danos à sociedade são muito grandes e crescentes. Houve um aumento de 12% nos prejuízos causados pelo mercado ilegal em 2021, em relação ao ano anterior, aponta estudo da Associação Brasileira de Combate à Falsificação. Entre os segmentos mais prejudicados estão o de combustíveis, bebidas, cigarros, autopeças e setor ótico.
Representatividade
São 27 os candidatos de Anápolis que pretendem se eleger para uma das 17 vagas da bancada goiana na Câmara Federal. Para a Assembleia Legislativa são 33 nomes. Claro que o número pode ser alterado com alguma desistência. Os candidatos, e candidatas, representam diversos segmentos sociais. Só da Câmara Municipal, são cinco: dois candidatos a deputado federal e três a deputado estadual. Somam-se a eles, dois candidatos a suplente de senador.
Desinformação
O desconhecimento de causa tem levado pessoas a praticarem crimes contra a fauna brasileira, mais especificamente, matando primatas com o temor de que eles sejam transmissores da doença virótica apelidada de “Varíola dos Macacos”. Embora a comunidade médico/científica afirme exatamente o contrário – os macacos são tão vítimas quanto os humanos – noticia-se, aleatoriamente, o encontro de carcaças desses animais em diferentes pontos do País. Quanta ignorância.
Quatro ou mais?
Vai demorar, pelo menos, quatro meses, segundo cálculos iniciais, a obra de combate à erosão que se formou na cabeceira da pista do Aeroporto de Cargas de Anápolis. Uma empresa especializada já trabalha no local numa corrida contra o tempo, já que com o período chuvoso, a remoção de terras fica complicada e pode causar mais atrasos na obra.