Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Economia em alta
O Fundo Monetário Internacional (FMI) ampliou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2022 para 2,8%, ante 1,7%, indicado na estimativa anterior, de julho. Com isso, o Brasil conta, agora, com estimativa superior à das economias avançadas – países que têm IDH superior a 0,788 – (2,4%), dos Estados Unidos (1,6%), da Alemanha (1,5%), da França (2,5%) e do Japão (1,7%), sempre considerando a mais recente estimativa do FMI. Fonte: Ministério da Economia.
Reclamações
O Procon Goiás divulgou os rankings de denúncias e reclamações dos consumidores em setembro deste ano. Foram 6.529 denúncias e reclamações, a maior parte contra empresas de telefonia e bancos. Por telefone e presencialmente, as mais reclamadas foram o Banco Pan, com 112 registros; Claro, com 82 e Tim, com 77 demandas. Pela internet (Procon Web) foram a Claro, com 76 registros, a Tim, 56 registros, e a Vivo, com 51 demandas. Foram, ainda, registradas 3621 reclamações, 184 dúvidas, 69 cálculos, 377 denúncias e 544 bloqueios de telemarketing. A divulgação atende à determinação de Lei de Acesso à Informação, e visa auxiliar o cidadão no momento da compra de produtos ou serviços.
Rodovias federais
A Ecovias do Araguaia, consórcio que administra as rodovias BR 414, 153 e 080, completou um ano de atividades e publicou, esta semana, um relatório do que já foi feito até agora. Houve desenvolvimento de projetos de vários portes em 50 por cento do trecho que liga Anápolis a Aliança do Tocantins, com uma vertente entre Anápolis e Corumbá de Goiás. Ao todo, foram gerados dois mil empregos em 28 cidades de Goiás e do Tocantins. Os investimentos, até agora, somaram 700 milhões de reais. A empresa iniciou, recentemente, a cobrança do pedágio nos referidos trechos.
Mas já?
Nem bem acabou a eleição em primeiro turno (ainda resta elegerem-se o Presidente da República e alguns governadores), já tem gente sendo lançada (ou, se lançando) candidato, principalmente a Prefeito em 2024. Em Anápolis, por exemplo, já surgiram alguns “prefeituráveis”. Tem pré-candidato pra todo gosto. Falta combinar com o eleitor.