Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Segurança viária
Foi realizado em Brasília na semana passada, o 1º Seminário Internacional de Segurança Viária, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito e pela Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de redução de Mortes e Lesões no Trânsito. O evento teve como objetivo assegurar o direito à vida, assim como promover a participação ativa cidadã e alcançar a meta de zero morte no trânsito. O Plano prevê a redução do total de óbitos e lesões graves decorrentes de acidentes nas vias do País em 50% até 2028.
Produtividade
Na última semana de novembro a Polícia Militar seguiu com alta produtividade operacional e apresentou os índices crescentes no contexto de combate à criminalidade. No período, mais de 250 quilos de drogas e mais de 70 armas de fogo ilegais foram apreendidos. O relatório mostra a captura de 102 foragidos da Justiça, que foram reconduzidos ao sistema prisional. Na soma geral, quase 300 prisões em flagrante foram efetuadas por policiais militares.
Saneamento
A SANEAGO publicou a elevação dos investimentos de 267%, no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período no ano passado: um salto de R$ 44,367 milhões para R$ 162,758 milhões aplicados, ou seja, mais que o triplo. Contribuíram para tal cenário a assinatura de novos contratos e as ordens de serviço como as obras do Linhão GYN-APA, no município de Goiânia; ampliação de redes de esgoto em Goiânia, nova captação de água em São Luís dos Montes Belos e ampliação de redes coletoras de esgoto em Anápolis.
Sem pescaria
Está em vigor desde o início deste mês de novembro, em todo o Estado, o período de defeso, mais conhecido como Piracema. Seguem proibidas as atividades pesqueiras, em todas as bacias hidrográficas goianas, até o final de fevereiro de 2023. Durante os próximos quatro meses é vedada a pesca nas seguintes modalidades: amadora, subaquática, ornamental e artesanal. Nesse intervalo a modalidade permitida é a pesca esportiva, denominada “pesque e solte”.
Goianos campões
A representação de Goiás obteve um saldo altamente positivo na fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que foi realizada em São Paulo. Ao todo, o time goiano conquistou 52 medalhas, sendo 33 de ouro, 13 de prata e seis de bronze, fechando a competição na oitava posição no ranking geral dos estados. A disputa contou com a participação de mais de 1.300 alunos em idade escolar, entre 10 e 17 anos, com diferentes tipos e níveis de deficiência física ou intelectual. A delegação de Goiás foi composta por 79 integrantes, sendo 42 atletas e recebem do Governo de Goiás, kits de uniformes e materiais esportivos.