Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Conquista jurídica
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás conquistou, pela primeira vez, o selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2022. A Corte goiana foi a primeira colocada entre os sete tribunais de justiça estaduais que alcançaram o Ouro, com a melhor pontuação geral: 80,16%. O resultado, também, deu ao TJGO o segundo melhor lugar no grupo dos tribunais de médio porte. Na classificação geral, destaque para o 1º lugar em transparência e o segundo em governança dentre todos os 27 tribunais de justiça do País. Goiás também é o segundo melhor em produtividade considerando os tribunais de médio porte.
Estacionamentos
Assunto deixado de lado há vários anos, a volta do estacionamento controlado (Área Azul) foi apontada, recentemente, como uma da alternativas para o barateamento do custo da tarifa do transporte coletivo em Anápolis. O tema foi levantado pelo Presidente da Agência Municipal de Regulação (ARM) Robson Torres recentemente. A proposta tende a ganhar mais visibilidade a partir de agora. Caso isso não prospere, a população pode se preparar para um aumento da passagem já no começo do ano que vem.
Copa do Mundo
O governo do Qatar, país sede da atual Copa do Mundo de Futebol, gastou uma montanha de petrodólares para a promoção da festa. Mas, anunciou que o custo já foi remido e que a Copa vai dar muito lucro. Diferentemente do Brasil que, passados oito anos, além do vexame de 2014, não conclui nem a metade das obras previstas no projeto original e nem pagou grande parte das dívidas contraídas durante a preparação. Falta de competência, ou, o quê?
Caiado e a CELG
O governador Ronaldo Caiado (UB) disse na semana passada em Anápolis, que se pudesse, reassumiria os serviço de energia elétrica comandando a CELG (Centrais Elétricas de Goiás – já extinta) no lugar da Enel Brasil, que está próximo de ver sua concessão ir para as mãos da Equatorial, numa negociação intermediada pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Foi durante o lançamento do programa “Anápolis Investe”. Caiado direcionou a fala a empresários que estavam no local.
Festa esvaziada?
Causou certa estranheza, em Anápolis, a falta de divulgação do evento em que foram distribuídos brinquedos para crianças, iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) no último sábado. Ao contrário de anos anteriores, quando toda a mídia era avisada e se promovia um encontro festivo, com a presença do Papai Noel, este ano a entrega foi tímida, sem propaganda e com poucos participantes. Muita gente observou isso…